A Maneira Correcta De Memorizar O Alcorão E Hadith

Pergunta: Qual é a maneira correcta de memorizar o Alcorão e os Hadiths?

Resposta: Quanto à memorização do Alcorão, então as pessoas diferenciam-se, entre as pessoas existem aquelas que são capazes de memorizar uma página, e entre elas existem aquelas que conseguem memorizar ambos os lados de uma página; e entre elas existem aquelas que não são capazes de memorizar excepto metade de uma página ou menos (do que isso), portanto todas (as pessoas) de acordo com as suas habilidades.

Dos assuntos que ajudam em memorizar o Alcorão são repetição, revisão e estar em pé na oração da noite com isso (i.e. com aquilo que memorizaste) se fores capaz de executar a oração da noite. Pois certamente Allah, Aquele livre de todas as imperfeições e o Altíssimo diz:

إِنَّ نَاشِئَةَ اللَّيْلِ هِيَ أَشَدُّ وَطْءًا وَأَقْوَمُ قِيلًا

“Por certo, a oração no início da noite é mais eficiente, e mais escorreita, em recitação.” [Surah Al-Muzzammil 73:6]

وَمِنَ اللَّيْلِ فَتَهَجَّدْ بِهِ نَافِلَةً لَّكَ

“E, à noite, então, reza com ele (i.e. recita o Alcorão na oração, à guisa de oração suplementar (Thajjud oração opcional Nawâfil) para ti (Ó Muhammad sallallaahu ‘alayhi wa sallam).” [Surah Al-Isra 17:79]

Da mesma forma tomando dos Mashaykh e memorizando nas mãos deles. Se tu não os encontrares, então eu aconselho-te a aderir às cassetes dos recitadores proficientes, aqueles que recitam com uma boa recitação, e não aqueles que exageram como ‘Abdul Baasit faz; de preferência, a recitação de apenas de recitadores equilibrados e não aqueles que (recitam de uma forma) que era desgostada por alguns dos Salaf.

Quanto à memorização de Hadith, então eles são um pouco mais fáceis se for feito sem a Asaanid (cadeias de narração), é portanto possível que tu memorizes um Hadith em um dia ou dois dias ou três dias e depois actues sobre este hadith, pois certamente isto ajuda a tornar o Hadith firmemente fundado, depois estudando com os irmãos e muitas repetições.

Shaykh Muqbil bin Haadi

Traduzido para Inglês por: Abu Maryam Taariq bin ‘Ali
Fonte original:  Tuhfatul Mujib ‘Alaa Asilatil-Hadhir wal-Gharib, pág.157, Dar al-Aathar
تحفة المجيب على أسئلة الحاضر والغريب
Fonte: http://www.fatwaislam.com/
Fonte específica: http://fatwaislam.com/fis/index.cfm?scn=fd&ID=752

Esta entrada foi publicada em Estudos Alcorânicos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *