Acreditar Nos Awliya’ Como Um Meio Para Curar Doenças E Realizar Mawlids Anuais Para Eles

Pergunta: Quais são os veredictos sobre os seguintes (assuntos): Usar os Awliya’ (pessoas piedosas) como um meio para curar doenças, visitar sepulturas, jurar fazer sacrifícios para os mortos, e realizar Mawlids (celebrações dos dias de nascimento) dos Awliya’?

Resposta: É proibido considerar um Waliy (pessoa piedosa) como um meio de cura dizendo, por exemplo, “Ó Allah! Cure o meu paciente pela honra do Waliy tal e tal.” Isto é porque isto é um meio que pode levar a Shirk (associar outros em adoração com Allah) e é uma forma inovada de Tawassul (suplicar a Allah através de um meio) que não tem origem na Shari’ah (lei Islâmica). De facto, é Shirk grande dizer, por exemplo, “Ó Imam Shafi’y, cura-me a minha doença (ou o meu paciente).”

É uma Sunnah (acção recomendada) visitar as sepulturas para ser relembrado da morte, tirar avisos e lições, e suplicar a Allah para perdoar os mortos e ser misericordioso com eles. No entanto, visitar sepulturas para ser abençoado pelos seus ocupantes, procurar a sua ajuda para atender as suas necessidades e aliviar angústias é Shirk grande, e leva aquele que faz isto para for a do Islam – que Allah  nos proteja disto. Da mesma forma, jurar fazer sacrifícios para os mortos ou oferecer sacrifícios para eles sem juramentos é Shirk grande. Allah (Exaltado é Ele) diz: “E teu Senhor decretou que não adoreis senão a Ele.” [Surah Al-Isra’ (17): 23]. Allah (Exaltado é Ele) diz também: “E quem invoca, com Allah, outro deus, do qual não tem provança alguma, seu ajuste de contas será, apenas, junto de seu Senhor. Por certo, os renegadores da Fé não serão bem-aventurados.” [Surah Al-Mu’mimun (23): 117]

Que Allah nos garanta sucesso! Que a paz e as bênçãos estejam sobre o Profeta Muhammad, sua família e seus Companheiros!

O Comité Permanente para Investigação Erudita e Ifta’

Membro: ‘Abdullah ibn Qa’ud
Membro: Shaykh ‘Abdullah ibn Ghudayyan
Deputado presidente: Shaykh ‘Abdul-Razzaq ‘Afify
Presidente: Shaykh ‘Abdul-‘Aziz ibn ‘Abdullah ibn Baz

Fonte: Alifta.Com | Fatwas do Comité Permanente, O Primeiro Grupo, Volume 1 (‘Aqidah 1) – Fatwa No. 3627

Esta entrada foi publicada em Sufismo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *