O Islã Sunita e Xiita

Sublinhando brevemente as diferenças entres os Sunitas e Xiitas

Fonte: Abukhadeejah.Com

Os Sunitas

Depois de o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) falecer, houve diferenças de opinião sobre como os muçulmanos deveriam ser liderados e quem deveria receber a liderança e autoridade. Os Companheiros do Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) concordaram que apenas o Alcorão e a Sunnah tinham autoridade para dizer às pessoas o que fazer. Eles decidiram, depois de examinar a Sunnah, que Abu Bakr as-Siddiq (que Allah esteja satisfeito com ele) deveria ser o líder deles – e que ele os governaria de acordo com o Alcorão e a Sunnah. Então ele foi o primeiro califa. O segundo califa, Umar Ibn al-Khattaab (que Allah esteja satisfeito com ele) foi nomeado por Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele). O terceiro califa, ‘Uthmaan Ibn ‘Affaan (que Allah esteja satisfeito com ele) foi escolhido por um comité dos principais discípulos do Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) que foram designados por ‘Umar antes de ele falecer. O quarto califa, Ali Ibn Abi Taalib (que Allah esteja satisfeito com ele), foi nomeado pelos principais Companheiros após o assassinato de ‘Uthmaan. Ali (que Allah esteja satisfeito com ele) fez sua promessa de lealdade aos três califas anteriores e os apoiou totalmente. Ele até nomeou seus filhos depois deles.

Existem 73 seitas entre os muçulmanos, de acordo com um autêntico hadith – apenas uma é reconhecida como correta. É aquele que segue o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) e seus Companheiros (que Allah esteja satisfeito com todos eles). Essa seita é conhecida como Ahlus-Sunnah wal-Jamaa’ah (O Povo da Sunnah e o Grupo Principal dos Companheiros), ou Ahlul-Hadith (O Povo de Hadith) ou os Salafis (Os Seguidores dos Piedosos Antecessores).

Há muita disputa entre os muçulmanos sobre quem é realmente a seita certa. Sunitas (ou Salafis) são aqueles que seguem a Sunnah. Os califas não eram legisladores, mas derivavam julgamentos dos textos revelados; eles eram líderes que governavam com o Alcorão e a Sunnah. A aplicação das Leis (Shari’ah) foi elaborada pelos Companheiros e juristas depois deles, com base em suas pesquisas sobre o Alcorão e a Sunnah – grande parte da Lei que eles concordaram, e algumas sobre as quais diferiram com base em sua compreensão de o Alcorão e a Sunnah – mas todos os princípios e fundamentos eram o mesmo. Ahlus-Sunnah (isto é, os sunitas) são muito meticulosos ao agir sobre os hadith autênticos, com exclusão dos hadith inautênticos. Eles afastam-se de práticas inovadoras que não são baseadas no Alcorão e na Sunnah.

Os Xiitas

Décadas após a morte do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos estejam com ele), uma seita minoritária apareceu alegando que o Profeta (que a paz e as bênçãos estejam com ele) havia designado ‘Ali Ibn Abi Taalib (que Allah esteja satisfeito com ele) como seu sucessor. Eles acreditavam que os Companheiros estavam errados ao não indicar ‘Ali como o primeiro Califa. Ali era primo e genro do Profeta. No entanto, os Companheiros que ainda estavam presentes quando os Xiitas fizeram suas reivindicações rejeitaram suas doutrinas, incluindo ‘Ali mesmo!

  • Os xiitas acreditam que ‘Ali e sua esposa Faatimah (que Allah esteja satisfeito com ela) continuaram a receber revelação depois que o Profeta faleceu.
  • Eles acreditam que todos os Companheiros provaram ser hereges traiçoeiros, exceto alguns deles.
  • Eles acreditam que Ali, Faatimah e seus filhos são divinos, por isso chamam por eles e suplicam por ajuda e socorro.
  • Eles também acreditam que há um capítulo (Surah) do Alcorão que foi deliberadamente deixado de fora pelos companheiros chamado Surat al-Wilaayah que nomeia ‘Ali como sucessor.
  • O livro Usul al-Kaafi, do principal estudioso xiita Al-Kulaini, declara todas essas doutrinas e muito mais.
  • Eles acreditam que seus Imams (líderes) têm o direito de serem legisladores ao lado de Deus.
  • Os xiitas acreditam que cada imã designaria o próximo imã antes de sua morte.
  • O termo xiita significa “facção”, e eles acreditam que são a “facção de ‘Ali”.
  • Eles seguem apenas decisões religiosas que passam pelo Imam ou confirmadas pelo Imams.
  • Eles rejeitam completamente os três primeiros califas e rejeitam o Hadith e as cadeias de narrações relatadas por Bukhaari, Muslim, Tirmidhi, Ahmad, Maalik, Abu Daawud, Ibn Maajah e assim por diante.

Aqui está uma lista dos doze Imaams que os xiitas consideram divinos ao lado de Deus:

  • 1. ‘Ali (m. 40H)
  • 2. Hasan (m. 61H)
  • 3. Husayn (m. 69H)
  • 4. ‘Ali (m. 95H)
  • 5. Muhammad (m. 114H)
  • 6. Ja’far (m. 148H)
  • 7. Musa (m. 183H)
  • 8. ‘Ali (m. 203H)
  • 9. Muhammad (d. 220H)
  • 10. ‘Ali (m. 254H)
  • 11. Hasan (m. 260H)
  • 12. Muhammad al-Mahdi (o Imam Oculto)

Os xiitas acreditam que são guiados pelo Imam Oculto até hoje. Eles acreditam que, por um milagre, o Imam Oculto se escondeu quando criança, sob a terra, há muitos séculos e que ele se comunica com os clérigos religiosos xiitas. No Irã, os xiitas rezam pelo retorno do Imam Oculto. Os líderes religiosos iranianos são chamados aiatolás e acredita-se serem porta-vozes do Imam Oculto. A doutrina de liderança e adoração entre o povo da Sunnah é muito diferente da doutrina xiita. Embora o termo Imam seja usado entre o povo da Sunnah, o termo não está ligado à santidade ou divindade. É usado para descrever qualquer governante ou erudito muçulmano ou alguém que lidere a oração. O povo de Sunnah se refere ao líder geral como um califa (Khalifah). Um líder menor é chamado de Rei, Presidente, Amir ou Sultan – o povo da Sunnah sustenta que estes são governantes legítimos, mesmo que sejam pecaminosos ou opressivos, e a rebelião contra esses governantes muçulmanos é proibida.

Provérbios dos xiitas:

    • “Obedecer ao [divino] Imam é obedecer a Deus.”
    • “Desobedecer ao Imam é desobedecer a Deus”·
    • “Quem morre sem conhecer o Imam de seu tempo morre como Kafir (incrédulo)”·      
    • “Os Imams estão todos livres do pecado guiados por Deus.”·      
    • “Os Imams têm conhecimento do Universo.”·      
    • “Os Imams são perfeitos e sem pecados.”

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