O Que É Um Sufi E O Que É O Sufismo?

Um Sufi: é um seguidor do Sufismo.

O Sufismo: é uma seita que introduziu muitas prácticas e crenças inovadas na religião do Islam enquanto afirmando ser mística.

O Sufismo não era conhecido no tempo do Profeta (que Allah possa elevar o seu estatuto e garantir-lhe paz) ou dos seus Companheiros, nem era também muito bem conhecido durante as primeiras três gerações depois deles. O Sufismo apareceu primeiro em Basrah no Iraque, onde algumas pessoas foram aos extremos em adoração e evitação da vida mundana, algo que é desaprovado no Alcorão:

“E o monacato, inventaram-no. Nós não lhos precrevemos.” [Sagrado Alcorão 57: 57]

Os Sufis pertencem à escola Iluminista de filosofia que afirma que conhecimento e consciência é produzido na alma através de exercícios espirituais. O Islam Ortodoxo afirma [i.e. o ponto de vista do Islam Ortodoxo é] que uma pessoa pode alcançar verdadeiro conhecimento e consciência através de actos de adoração que existem no Alcorão e na Sunnah.

Os Sufis acreditam que os seus professores são também uma fonte para a legislação em adoração, visto que eles mandam-lhes realizar actos de adoração que não têm base nem no Alcorão nem na Sunnah. Os extremistas entre eles afirmam com frequencia que Allah reside dentro da sua criação (i.e. dentro dos corações, orgãos internos, etc… das pessas). Consequentemente, eles atribuiem aos seus professores atributos e poderes que pertencem somente a Allah, como o conhecimento do invisível.

Eles afirmam muitas vezes que os textos do Alcorão e da Sunnah têm um significado exterior e aparente, como também, um significado interior e oculto. Eles afirmam que o significado exterior e aparente é conhecido por aqueles que praticam o Islam Ortodoxo, enquanto que os significados interiores e ocultos são apenas conhecidos pelo professor e a ordem deles. Estes professores afirmam com frequência que visto que eles avançaram para o significado interior e oculto dos significados do Islam, eles não precisam de orar ou jejuar, algo de que mesmo os Profetas não foram dispensados sobre.

– abreviado do livro: The “Wahhabi” Myth (por James Oliver)

Nota: artigo traduzido exclusivamente para Al-Muminun.Net do livro “The Wahhabi Myth” com a permissão do autor (James Oliver). Artigo sujeito a mudanças, de acordo com a publicação da segunda edição (revisada) do livro.

Esta entrada foi publicada em Sufismo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *