A Mulher Muçulmana E O Seu Estatuto Na Ummah

O estatuto da mulher Muçulmana é dentro do Islam um estatuto muito nobre e alto, e o efeito dela é muito grande na vida de cada Muçulmano. Certamente, a Mulher Muçulmana é a professora inicial na construção de uma sociedade justa, na condição que ela siga a orientação do Livro de Allah e a Sunnah do Seu Profeta sallAllahu ‘alayhi wa sallam. Uma vez que a aderência ao Qur’aan e à Sunnah afasta cada Muçulmano – homem ou mulher – que se desviem em qualquer assunto…

A grande importância do papel da mulher Muçulmana – seja ela como uma mulher, irmã ou filha e os direitos que lhes são explicados e que atríbuidos no nobre Qur’aan, uma explicação detalhada sobre isto pode ser encontrada na pura Sunnah.

O segredo da sua importância está no seu formidável cargo e responsabilidade que são postos sobre ela, e as dificuldades que ela tem que carregar – responsabilidades e dificuldades de que algumas nem um homem consegue suportar. Isto é a razão de que entre as obrigações mais importantes sobre uma pessoa é mostrar gratidão à mãe, e bondade e boa companhia com ela.

Um homem veio ao Mensageiro de Allah sallAllahu ‘alayhi wa sallam e disse: ” Ó Mensageiro de Allah! Quem de entre a humanidade merece a melhor companhia (tratamento) de mim?

Então ele respondeu:

“A tua mãe.”

O homem perguntou depois: “E depois quem?”

Então o Profeta respondeu de novo:

“A tua mãe.”

O homem perguntou depois, “E depois quem?”

Então ele respondeu: “O teu pai.” [Relatado por al-Bukhaari (no. 5971) e Muslim (7/2), de Abu Hurayrah radiyAllahu ‘anhu.] Portanto isto necessita que seja dada à mãe três vezes mais bondade e bom tratamento do que ao pai.

No que diz respeito à esposa, o seu estatuto e o seu efeito em fazer a alma tranquila e serena, foi claramente mostrado na nobre aayah (verso), na Sua – o Mais Altíssimo – afirmação:

“E, dentre Seus sinais, está que Ele criou, para vós, mulheres, de vós mesmos, para vos tranqüilizardes junto delas, e fez, entre vós, afeição e misericórdia. Por certo, há nisso sinais para um povo que reflete.”[Interpretação do sígnificado: Ar-Rum 30: 21]

…E não esqueças ‘Aa’ishah – radiAllahu’ anhaa –  e o grande efeito dela. Uma vez que mesmo os grandes Sahaabah (Companheiros) costumavam tirar conhecimento de Hadith dela, e muitas das Sahaabiyaat (Companheiras) aprenderam as várias sentenças pertencentes a assuntos femininos a partir dela…

E eu não tenho dúvida que a minha mãe – que Allah possa mandar a Sua misericórdia sobre ela – teve um grande efeito sobre mim, em incentivar-me para estudar; e assistiu-me nisso. Que Allah possa grandiosamente aumentar a sua recompensa e a recompensar com a melhor das recompensas por aquilo que ela fez por mim.

E também não há nenhuma dúvida de que em uma casa onde se encontra simpatia, ternura, amor e carinho com a tarbiyah Islâmica [educação e cultivação] correcta, terá um grande impacto sobre o homem. Ele irá – se Allah o permitir – ser bem sucedido nos seus assuntos – seja a busca de conhecimento, comércio, ganhar a vida ou outra coisa além disto. Cabe a Allah só Ele, a quem eu peço para garantir sucesso e peço para nos guiar a nós todos para aquilo que Ele gosta e que Lhe satisfaz. E que as bênçãos e a paz de Allah possam estar com o nosso Profeta Muhammad, e sobre a sua Família, Companheiros e seguidores.

Fonte: SPubs.Com | WMN010001

Esta entrada foi publicada em Mulher Muçulmana. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *