Manhaj

Os Salafis são distinguidos pela sua aderência aos princípios metodológicos descritos no Livro de Allah, a Sunnah do Seu Mensageiro e a prática dos Companheiros. Portanto, na arena de ‘aqidah (crença) os Salaf as-Saalih seguem uma metodologia particular, que é oposta por outros além deles, como os Ash’aris, os Mu’tazilah e outros como eles cuja marca dos tais é o aumento do intelecto e kalaam (retórica teológica) sobre os textos do Livro e da Sunnah e as bem conhecidas afirmações dos Imams desta ummah. Do mesmo modo, na arena de ibaadah (adoração), os Salaf as-Saalih, aderem a uma metodologia oposta à dos Sufis intoxicados e adoradores de sepulturas, que inventam e inovam (coisas) na religião das quais Allah não mandou nenhuma autoridade. Do mesmo modo, na arena de da’wah (convite para Allah) e assuntos actuais, os Salafis distinguem-se das metodologias inovadas e pretensiosas de activistas políticos, que sob o pretexto de seguirem os Salaf e os ‘Ulammah contemporâneos despertam as emoções e sentimentos do povo comum, levam-lhes para longe dos estudiosos firmemente estabelecidos e chamam apenas para eles próprios. Shaykh Saalih al-Fawzaan – que Allah o preserve – disse, “A razão para a desunião são muitas. Entre as causas principais estão: Primeiro, contrariar a manhaj (metodologia) dos Salaf, os Companheiros do Mensageiro de Allah e aqueles que lhes seguiram. Os Salaf tinham uma manhaj a que eles aderiam; uma manhaj em ‘aqidah (crença), uma manhaj em da’wah (convite para Allah), uma manhaj em ordenar o bom e proibir o mal, uma manhaj em como julgar entre as pessoas. Esta manhaj, em todas as situações, era baseada no Livro de Allah e na Sunnah do nosso Mensageiro. [Wajub at-Tatahbbut fil-Akhbaar pág. 18]. Fonte: SPubs.Com