Não Existe Diferença Entre A Oração Do Homem & Da Mulher

Pergunta: O Mensageiro (sallAllaahu ‘alayhi wa sallam) disse: “Orai como me viram orar”. E o que é entendido a partir deste Hadith é que não há diferença entre a oração do homem e da oração da mulher, não no estar de pé, em se sentar nem na prostração. Portanto eu tenho estado a agir em conformidade com isso até que alcancei a idade de at-Taklif (responsabilidade/obrigações de agir de acordo com a Shari’ah). Mas nós temos mulheres no Kenya que brigam comigo e elas dizem que a minha oração não está correcta porque é semelhante à oração do homem. E os exemplos que elas mencionam onde a oração do homem diferencia da oração da mulher são o segurar das mãos sobre o peito e quando se soltam ambas (as mãos) e mantendo o nível das costas na posição de ceder (Ruku’) e outros (exemplos) de questões sobre as quais eu tenho convicção. Por isso, eu gostaria que você esclarece-se para mim se existe alguma diferença entre o desempenho da oração do homem e da mulher?

Resposta: Ó questionadora, minha irmã por causa de Allah, realmente aquilo que é correcto é que não há diferença entre a oração do homem e a oração da mulher. Quanto ao que alguns dos juristas mencionam de diferenças (na oração do homem e da mulher) então não há provas para isso. E o hadith que você mencionou na questões sendo a afirmação do Profeta que a paz e bênçãos estejam sobre ele:

“Orai como me viram orar”¹

(Este Hadith) é um princípio fundamental que inclui geralmente cada pessoa e as legislações são em generalidade para os homens e mulheres excepto quando existe uma prova estabelecida tornando-a específica. Portanto a Sunnah para as mulheres é que ela deve orar como os homens oram em ruku’ (inclinação), em prostração (sujud), a recitação, colocando as mãos sobre o peito e em tudo outro (mais) do que isso. Isto é o que é melhor, isto é a forma de colocá-las (as mãos) sobre os joelhos em ruku’, isto é a forma de colocá-las no chão em prostração seja ao nível dos ombros ou ao nível das orelhas, isto é como você faz o nível das suas costas em ruku’ e isto é o que é dito em ruku’ e na prostração e depois da elevação de ruku’ e a elevação a partir da prostração e entre as duas prostrações. Tudo isto é apenas o mesmo como os homens agindo de acordo com a sua (sallAllaahu ‘alayhi wa sallam) afirmação:

“Orai como me viram orar”¹ [Reportado por al-Bukhaari em as-Sahih.]

¹ Reportado por: al-Bukhaari em [o Livro de] al-Adhaan N° 595, e ad-Daarimi em [o livro de] as-Salaat N° 1225

Shaykh ‘Abdul-’Aziz Bin Baz

Fonte original: Nurun ‘alaa ad-Darb – Majmu’ Fataawa wa Maqaalaat al-Mutanawwi’ah Vol. 11
Traduzido de Árabe para Inglês por: Abu ‘Abdillaah al-Kashmiri
Fonte específica original: http://www.binbaz.org.sa/mat/877/
Fonte específica Inglesa: http://fatwaislam.com/fis/index.cfm?scn=fd&ID=946

Esta entrada foi publicada em A Oração. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *