Novos Assuntos Inventados (Na Religião)

Pergunta: O que são novos assuntos inventados e qual é o significado disto?

Resposta: Isto vem a partir da afirmação do Profeta (sallallaahu ‘alayhi wa sallam): “Cuidado com novos assuntos inventados.” ¹ Isto refere-se a todas as inovações que as pessoas fazem na religião do Islão, seja esse inovação em crença ou em adoração etc. Tudo o que não é nem do Livro (de Allah) nem uma Sunnah estabelecida do Mensageiro de Allah (sallallaahu ‘alayhi wa sallam). No entanto, eles levam estas coisas como práticas e crenças religiosas, adorando Allah com elas, afirmando que são legais enquanto que não são. Pelo contrário, tais actos são inovações proibidas.

Exemplos incluem chamar pelos justos (piedosos), sejam eles mortos ou vivos que não estão presentes. Isto inclui levar túmulos como locais de adoração fazendo Tawaf ² à volta deles, e procurar ajuda em seus habitantes, ou a crença que eles podem interceder por eles com Allah, ou intermedià-Lo em seu nome a fim de ter os seus pedidos concedidos ou para aliviá-los de seus problemas. Honrar o dia do nascimento de Profetas e as pessoas justas (piedosas) como feriados e celebrar sobre eles. Eles realizam acções que afirmam que lhes trará mais perto de Allah – especialmente no dia ou na noite do aniversário ou mesmo nesse mês. Há muitas outras coisas, demasiado numerosas para mencionar, sejam elas inovações ou superstições para o qual Allah não revelou sanção e que não foram confirmadas pela Sunnah do Mensageiro de Allah (sallallaahu ‘alayhi wa sallam).

Assim, é claro a partir daquilo que dissemos que alguns dos assuntos novos inventados são Shirk, como procurar ajuda dos mortos e prestar juramentos para eles. Outros são inovações simples que não atingem o nível de Shirk, como a construção sobre os túmulos e fazer locais de adoração sobre eles, enquanto o excesso nisso não levar a acções que seriam consideradas como Shirk.


¹ Ahmad 4:125
² Tawaf: Circundação (Nota de tradutor: significado do dicionário: passeio ao redor de, o ato de circundar, o ato de cercar)

O Comité Permanente de Investigação e Veredictos

Fatawa Islamiyah vol. 1 Pág. 110
Esta entrada foi publicada em Inovações. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *