O Termo Salafi

Pergunta: Allah deu-nos o nome de Muçulmanos, porque havemos então de nos associar aos Salaf?

Resposta: Esta pergunta foi respondida belamente por o Imaam al-Albaani (rahimahullaah) na sua discussão com alguém sobre este tema, gravado em uma cassete, intitulada: “Eu sou um Salafi.” Em baixo encontram-se algumas citações-chave:

Shaykh al-Albaani: “Quando és perguntado, qual é o teu madhab o que é que dizes?”

Interrogador: “Muçulmano!”

Shaykh al-Albaani: “Isso não é suficiente!”

Interrogador: “Allah deu-nos o nome “Muçulmanos”, então de seguida ele recitou este versículo do Alcorão: “… Ele vos nomeou moslimes…”[Surat Al-Hadj 22:78]

Shaykh al-Albaani: “Isso seria uma resposta correcta, quando ainda estivéssemos no primeiro período (do Islam) antes que as seitas se propagassem. Quando nós hoje em dia realmente perguntamos a seja qual o Muçulmano for, que se associe com uma das seitas em que diferenciamos terrivelmente em ‘Aqidah, sobre isto a sua resposta não será diferente da tua. Eles todos irão de dizer que são Muçulmanos; sejam eles dos Raafidah (Shi’ah]) ou dos Khawaarij, ou de Druz ou de An-Nusairiyah Al-‘Alawiyah. Isto não é portanto suficiente nestes dias!”

O interrogador: “Ok, então eu digo: “Eu sou um Muçulmano que segue o Livro e a Sunnah.”

Shaykh al-Albaani: “Isso não é também suficiente!”

O interrogador: “Porquê?”

Shaykh al-Albaani: “Consegues encontrar entre aqueles que acabámos de dar o exemplo alguém que diga: “Eu sou Muçulmano mas não sigo o Livro e a Sunnah!”, quem deles dizem que não seguem isso?”

Então o Shaykh começou a explicar ao homem o que é a importância daquilo que ele tinha acabado de declarar, e isso é : “O Livro e a Sunnah de acordo com a compreensão dos Salaf as-Saalih”.

O interrogador: “Ok, então eu sou um Muçulmano que segue o Livro e a Sunnah de acordo com o entendimento dos Salaf as-Saalih!”

Shaykh al-Albaani: “Quando alguém te pergunta pela tua madhab, dizes isto desta maneira a ele?”

O interrogador: “Sim!”

Shaykh al-Albaani: “O que achas se nós resumíssemos isto (esta frase grande) linguisticamente? Porque as melhores palavras são as palavras que são curtas e doces, por isso, diz apenas Salafi!” Fim de citação.

É portanto importante, que não é suficiente te chamares apenas ‘Muçulmano’ ou ‘Sunni’, uma vez que toda a gente faz isso. E o Imaam al-Albaani salientou a importância de distinguir a verdade da falsidade, de um ponto de vista da base de Manhadj e ‘Aqidah, e isso é seguir de acordo com os Salaf as-Saalih, em contraste com as muitas outras seitas e agrupamentos em que os seus conceitos são baseados nos seus mentores e líderes, e não nos fundamentos dos Salaf.

Fonte: SPubs.Com
Retirado de: SLF010004 @ SalafiPublications.Com (“A Reply to the Doubts of the Qutubiyyah On Ascription to Sunnah and Salafiyyah”)

Esta entrada foi publicada em Salafiyyah. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *