Tu Queres Realmente O Paraíso?

Isto deve ser o nosso objectivo na vida, “Eu quero ir para o Jannah (Paraíso).” Deve ser escrito em letras grossas nas nossas testas para que sirva de uma lembrança constante para nós. O Profeta (sallallaahu ‘alayhi wa sallam) deixou-nos com uma chave muito pequena para o Jannah, da qual hoje nós os Muçulmanos se tornaram distraídos sobre. Da mesma forma que tu precisas de uma chave para abrir a porta do teu carro, ou a porta de casa, ou a porta do escritório; semelhantemente precisas de uma chave para abrir o Jannah para ti. Qual é então a chave?

O Profeta (sallallaahu ‘alayhi wa sallam) disse, “Aquele que desce por um caminho/estrada à procura de conhecimento, Allah torna mais fácil para ele o caminho para o Paraíso.” [Sahih Muslim, Vol.3 Hadith N° 99]

Viajar sobre o caminho para conhecimento refere-se tanto a andar ou conduzir ao longo de um caminho ou estrada real, tal como ir a conferências, etc… ou ir para as vossas Masajids locais sempre que haja um estudioso/palestrante internacional ou um estudioso/palestrante local. Procurar implica também, uma estrada metafísica, como estudar e memorizar o Alcorão e Hadith. Não meramente memorizá-los como um papagaio, mas entender primeiro e depois memorizar.

O hadith do Profeta (sallallaahu ‘alayhi wa sallam) mencionado acima significa que Allah torna fácil a aprendizagem de conhecimento útil para o procurador, limpando o caminho para ele (ou ela), e suavizando a sua viagem para o Paraíso. É por isso que alguns dos nossos antecessores piedosos costumavam dizer, “Há alguém que procura conhecimento, para que possamos ajudá-lo a encontrá-lo?”

Portanto irmãos e irmãs, sejam amantes do Conhecimento, sejam procuradores de Conhecimento. “Sim onde está o meu Alcorão, onde está o meu Hadith Bukhari.” Levantar-se de manhã com o propósito: de procurar o Jannah através de procurar Conhecimento! Conhecimento é também o percurso mais curto para Allah. Quem viaja sobre a estrada de conhecimento chega a Allah e ao Paraíso pelo percurso mais curto. Conhecimento apura também para fora a escuridão, ignorância, dúvida e cepticismo. É por isso que Allah chama ao Seu Livro, o Alcorão, “Luz”.

Conhecimento é o CAMINHO para o Paraíso, e o Islão é o veículo que te leva a esta destinação do Paraíso. Da forma como tu entras em um carro para ir de um destino para outro, mas como? Através de descobrir as instruções para chegar lá, quer por ver um mapa ou perguntar a alguém. Do mesmo modo, o nosso Alcorão e Hadith são os nossos mapas, e os nossos estudiosos são as pessoas que dão as direcções a partir deste mapa para chegarmos ao nosso destino final, o Paraíso.

Pergunta-te a ti próprio, “O Paraíso é fácil?” Já alguma vez vistes, o quanto fácil é para os nossos Hafizul-Qur’an irmãos e irmãs, que memorizaram o Alcorão inteiro pelo coração? Já alguma vez vistes o quanto fácil é para alguns de nós estudar o Alcorão e Hadith por horas e horas, enquanto que outros nem conseguem abrir o Alcorão ou Hadith pelo menos um vez por ano ou uma vez por mês? Porquê?

Foi narrado por Ali ibn Taalib (radiyAllaahu ‘anhu), Enquanto que o Profeta (sallallaahu ‘alayhi wa sallam) estava em um processo de funeral ele pegou em algo e começou a raspar o chão com isso, e disse, “Não há nenhum entre vós mas (que ele não tenha) o seu lugar escrito para ele ou no Fogo do Inferno ou no Paraíso.” Eles disseram, “Ó Mensageiro de Allah! Não devemos depender sobre aquilo que foi escrito para nós e desistir de acções?” Ele (sallallaahu ‘alayhi wa sallam) disse, “Continuem a fazer (boas) acções, pois toda a gente irá de achar fácil de fazer acções (como essas) de maneira que as irão de o guiar para o lugar destinado para o qual ele foi criado. Portanto aquele, que é destinado a estar entre os felizes (na Derradeira Vida) irá de achar fácil fazer acções com características de tais pessoas, enquanto que aquele que está destinado a estar entre os miseráveis, irá de achar fácil fazer acções com características de tais pessoas.” Seguidamente o Profeta (sallallaahu ‘alayhi wa sallam) recitou os seguintes versos:

[Surah Al-Layl (92), Versos 5-10)

“Então, quanto a quem dá e teme a Allah”
“E confirma a mais bela Verdade,”
“A esse, facilitar-lhe-emos o acesso ao caminho fácil.”
“E, quanto a quem é avaro e prescinde da ajuda de Allah,”
“E desmente a mais bela Verdade,”
“A esse, facilatar-lhe-emos o acesso ao caminho difícil,”

[Sahih Al-Bukhari, Vol. 6, Hadith N° 474]

Inúmeros exemplos deste hadith e versos de Allah (como mencionados) acima são prevalentes na nossa sociedade hoje em dia, mesmo assim não aprendemos quais queres lições dos mesmos. Por exemplo, como é tão fácil para alguns jejuar o jejum de Dawud, significando jejuar cada outro dia, ou realizar jejuns voluntários de Shawwal, Muharram, Rajab, etc. Considerando que para alguns é igualmente difícil jejuar durante o Ramadhan, Porquê? Já notaste alguma vez como é fácil para alguns levantarem-se no meio da noite e falar para o seu Senhor em privado em Salat-ul-Tahajjud, enquanto que para outros é mesmo difícil realizar as Orações (Fardh)? Porquê?

Como é fácil para alguns permanecerem solteiros e mesmo assim resguardarem a sua castidade e protegerem-se de fornicação, enquanto que outros são casados e ainda indulgem em adultério. Porquê? Como memorizam alguns facilmente ayats (versos) do Alcorão e Hadith, enquanto que outros memorizam as últimas músicas no mercado e memorizam os últimos palavrões usados na rua.

Porquê?

Como vêem irmãos e irmãs, para alguns de nós é muito FÁCIL praticar o Islão, como Allah quer que seja praticado, enquanto que para outros é muito DIFÍCIL de praticar. A resposta para isto está nos versos de Surah Al-Layl, porque para aqueles que é fácil de praticar o Islão, Allah está a FACILITAR o caminho para o Paraíso, enquanto que para aqueles que é difícil de praticar, Allah está a FACILITAR para eles o caminho para o Fogo do Inferno. Portanto porque é que é fácil para alguns praticar o Islão? É porque esses são amantes e procuradores de Conhecimento e não só isso, mas também agem de acordo com esse conhecimento, e assim Allah está a facilitar a destinação do Paraíso para eles.

Conhecimento é a chave e é por isso que o nosso Profeta (sallallaahu ‘alayhi wa sallam) costumava suplicar em cada oração, “Allahumma Inni Auzibikaa Min Illmin Laa Yanf’aau.” Ó Allah! Eu procuro refúgio em Ti de Sabedoria que não beneficia.

Não vos beneficia a vocês irmãos e irmãs. Por horas e horas que estás sentado em frente daquela televisão e não te está beneficiar porque não te está a levar ao Paraíso. Por horas e horas desperdiças tempo em novelas à hora de dormir ou em revistas e jornais durante um mês e mesmo assim não te levam ao Paraíso. Enquanto que todo esse tempo podias ter estado a estudar o Alcorão ou Hadith ou a ler livros Islâmicos em vez de histórias de novelas e tornando assim ainda mais fácil para ti o caminho para o Paraíso, e alcançá-lo Inshaa’Allaah.

Isto não só apenas não te beneficia, mas causa-te ainda mais prejuízo. Horas e horas daqueles programas televisivos não te estão a ensinar o Alcorão e a Sunnah, mas sim a ensinar-te como namorar, como arranjar alguém do sexo oposto, ou a ensinar violência e palavras obscenas. Desta maneira incutindo ideias maléficas e malvadas e coisas na tua mente e coração, apenas pelo prazer deste mundo temporário, e tornando-te mais longe do teu destino do Paraíso.

Em conclusão, eu digo isto irmãos e irmãs. Nós temos que arranjar e focar os nossos “carros” (Islão) na direcção certa para a nossa destinação do Paraíso. Temos que pegar nos “mapas” (Alcorão e Hadith) e perguntar a pessoas (estudiosos/imams) sábias por direcções (estrada/caminho) para o Paraíso.

Was-salam, a tua mão ajudante e irmão no ISLÃO, Jawad Ahmed

Fonte: SPubs.Com
Indentidade do Artigo:
TZK050001

Esta entrada foi publicada em Targhib E Tarhib. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *