A Cativação E Aprisionamento Do Coração Por Pecar

Ele – Ibn al-Qayyim – (rahimahullaah) disse:

E entre os seus efeitos é que o desobediente (pecador) está constantemente nas algemas do seu Shaytaan e a prisão de seu shahwa (desejos) e as correias/cadeados de seu hawaa (caprichos). Então ele é um prisioneiro, um que está aprisionado e que está amarrado.

Não há prisioneiro em pior estado do que aquele que é cativado pelo seu pior inimigo e não há prisão que seja mais apertada do que a prisão de hawa e não há ligadura/corrente mais forte do que a ligadura do desejo.

Como é que então, o coração que está cativado, aprisionado e acorrentado viajará para Allah e para a Casa (da Vida) Derradeira. Como é que uma pessoa dá um passo em frente quando o coração está atado e coisas prejudiciais abordam-no de todas as direcções. As coisas prejudiciais abordam-no à medida que ele está amarrado (ou seja aprisionado pelos seus desejos e capichos).

O exemplo do coração é como o exemplo de um pássaro. Cada vez que ele se ascende torna-se distante das coisas prejudiciais e cada vez que ele desce as coisas prejudiciais aleijam-lhe. Em um hadith ocorre que Shaytaan é como um lobo para as pessoas. Assim como quando uma ovelha não tem protector e está no meio de muitos lobos, eles são rápidos em causar danos e prejuízos; da mesma forma como o servo que não tem protecção de Allah, então este lobo (ou seja os seus desejos, caprichos etc.) são para ele como um animal predador.

Assim, não há escapatória para o servo de ter protecção de Allah. Taqwaa é uma salvaguarda para ele e um escudo forte entre ele e o castigo deste mundo e o Derradeiro.

Cada vez que uma ovelha está próxima do seu pastor está mais segura do lobo e cada vez que ela se torna distante de seu pastor está mais próxima da destruição. Assim o seu santuário é quando está perto de seu pastor porque o lobo leva aquela (ovelha) solitária do rebanho e esta é aquela que está mais afastada do rebanho do pastor. A base de tudo isto é que cada vez que o coração se distancia de Allah as coisas prejudiciais são rápidas em se aproximar dele e cada vez que ele está perto de Allah as coisas prejudiciais tornam-se distantes dele.

O afastamento de Allah tem níveis/graus, alguns mais graves do que outros. Negligência distancia o servo de Allah e alguns actos de desobediência são superiores do que alguns actos de negligência. Algumas inovações são maiores do que alguns actos de desobediência e algumas coisas de Hipocrisia e Shirk são maiores do que tudo o que precedeu.

Autor: Ibn al-Qayyim
Fonte Original: Al-Jawab al-Kafi
Fonte: SPubs.Com | TZK020006

Esta entrada foi publicada em Targhib E Tarhib. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *