A Importância De Tawhid

1 – É o pilar sobre o qual o Islam é construído. O Profeta (sallallaahu ‘alayhi wa sallam) disse “(O) Islam é construído sobre cinco (pilares): a Tawhid de Allah….. (Relatado por Muslim No. 19)

2 – É a maior necessidade para a humanidade, uma vez que não há vida para os corações nem deleite nem tranquilidade excepto através de conhecer o seu Senhor, Aquele para ser adorado, O Criador.

3 – É o ramo mais nobre de conhecimento. Como Imam Abu Hanifa mencionou, quando ele chamou o seu livro que compilou em respeito de Usul ud Din (fundamentos da religião) “fiqh al akbar” (o maior fiqh).

4 – Foi a chave e a essência para a chamada dos mensageiros “E, com efeito, enviamos a cada comunidade um Mensageiro, para dizer: “Adorai a Allah e evitai at-Tagut [1].” (16:36)

5 – Porque Allah criou-nos para O adorar, “E não criei os jinns e os humanos senão para Me adorarem” então como podemos adorar Allah, se não sabemos quem Ele é? É somente através de conhecimento dos Seus nomes e atributos que podemos aprender sobre Allah.

6 – Firmeza sobre o Din, excelência neste mundo e a salvação na Vida Derradeira é construída sobre isto. A) Porque quando conheces Allah, os Seus nomes, atributos e Acções isto necessita amá-lO, temê-lO, colocar confiança em Ele etc. B) Quando sabes o que Allah ama e com o que está satisfeito ou zangado e descontentado com, irás de te apressar para preencher aquilo que Ele ama e evitar aquilo que Ele odeia.

7 – A sua grande ênfase no Alcorão. O Alcorão começa com tawhid (al-Fatihah) e termina com Tawhid (al-Ikhlaas) como também a maior ayat no Alcorão descreve Tawhid (de conhecimento).

8 – O Profeta (sallallaahu ‘alayhi wa sallam) começou o seu dia com Tawhid por recitar surah al-Kafirun e Ikhlas na sunan de fajr e terminou com a recitação destas duas surahs na oração witr. (Relatado por Muslim).

9 – O Profeta mencionou-a durante a sua última doença (o que mostra a sua importância) quando ele disse “que a maldição de Allah esteja sobre os Judeus e os Cristãos pois eles levaram os túmulos de seus profetas como lugares de adoração.”(Bukhari)

10 – É a primeira coisa para a qual o Profeta (sallallaahu ‘alayhi wa sallam) convidou e pregou durante catorze anos. “Diz, nada tem o direito de ser adorado e assim ser bem-sucedido.”(Ahmad 4/63)

11 – E ele ordenou os seus companheiros para pregar Tawhid quando os mandava para várias comunidades. Ele enviou Muadh ibn Jabal para o Iémen dizendo “Certamente estarás indo para pessoas do livro portanto deixa que a primeira coisa para qual convidas ser a Tawhid de Allah.” (Bukhari 1/13)

12 – Tens que concordar (com) os três aspectos juntos e não acreditar apenas em um, meramente com o significado “aquele que tem o poder para criar e originar” como os Árabes mushriks costumavam concordar que só Allah é o criador de tudo, apesar de isto eles continuavam mushriks. E mais, isto não foi a realidade verdadeira com que Allah enviou os mensageiros. Mas ao contrário (disto), nós temos que acreditar na Sua Rububiyah, Uluhiyah e Asma was Sifaat juntas.

13 – Quando acreditas nos três aspectos de tawhid, ou seja Rububiyah – irás de negar qualquer fonte de prejuízo, bênção, poder de qualquer outro além de Allah. Uluhiyah – isto irá de te parar de cometer shirk. Asma was sifaat – para ter o conhecimento correcto sobre isto, irá de te prevenir de distorcer qualquer um dos Nomes ou Atributos de Allah, ou explicá-los, ou negá-los ou perguntar como eles são.

14 – Se uma pessoa morre sobre isto ela irá de entrar no Paraíso. Quando o rapaz Judeus aceitou o Islam, o Profeta (sallallaahu ‘alayhi wa sallam) disse, “Todo o louvor é para Allah que salvou este rapaz do fogo.” Embora esta pessoa não tinha boas acções. (Bukhari)

15 – Tawhid é a condição para que uma acção seja aceite, porque para uma acção ser aceita é são requeridas 2 condição. A) A intenção é puramente para Allah (tawhid al ibaadah. B) Tem que ser de acordo com a Shariah de Muhammad (sallallaahu ‘alayhi wa sallam).

16 – Fortifica o coração (de uma pessoa) e torna-a mais firme e melhor enraizada. De seguida as boas acções (de uma pessoa) irão de se multiplicar e como também a sua adoração de Allah será maior.

17 – Torna-se fácil para preencher os comandos de Allah e deixar as proibições como Aisha disse: “se a primeira revelação fosse para não beber ou fornicar ou cometer adultério etc eles teriam dito: nós não iremos de desistir de adultério e fornicação etc.” (Bukhari de Yusuf ibn Maalik). Pois foi só após Tawhid ser entendida pelos companheiros e estabelecer-se em seus corações que Allah começou a lhes ordenar com vários comandos.


Nota:

[1] A palavra Taghut abrange uma variedade ampla de significados. Significa qualquer coisa que seja adorada além do Deus Real (Allah), mas aquele que não aceite ser adorado não será considerado como um Taghut, i.e. todas as divindades falsas. Pode ser Satanás, demónios, ídolos, pedras, o sol, estrelas, anjos, seres humanos, que eram falsamente adorados e levados como Taghuts. Como também santos, túmulos, governadores, líderes etc, são falsamente adorados e erroneamente seguidos. Por vezes “Taghut” significa um juiz falso que emite um julgamento falso (ver V. 4:60). [Ver Tafsir ibn Kathir, e (V. 4: 51)] Nota retirada e traduzida da Tradução dos Sentidos do Nobre Alcorão em língua Inglesa por Dr. Muhammad Taqi-ud-Din Al-Hilali e Dr. Muhammad Muhsin Khan.

Fonte: SPubs.Com | TAW010006
Esta entrada foi publicada em Matérias Introductórias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *