Biografia: Shaykh Muhammad Naasir ud-Din al-Albaani

Shaykh Muhammad Naasir ud-Din al-Albaani

 

O seu nome e origem:

Ele nasceu na cidade de Ashkodera, na altura a captial de Albânia no ano 1332 D.H./1914 C.E. em uma família pobre.

A sua educação e os seus estudos:

O seu pai, al Haaj Nuh Najjaati al-Albaani tinha completado os seus estudos em Instambul e retornou (como) um estudioso para a Albânia. Após a Albânia ter sido tomada pelo ateísmo a sua família fez Hijrah para Damasco. Em Damasco Shaykh al-Albaani completou a sua formação inicial e foi lhe então ensinado o Alcorão, Tajwid, ciências da língua Árabe, fiqh da madhhab Hanafi e outros ramos do Din por vários Shaykhs e amigos de seu pai.

Ele aprendeu também de seu pai a arte de relógios e o reparo de relógios – e tornou-se altamente qualificado e famoso por isso e derivava os seus ganhos através disso. Ele começou a se especializar na área de Hadith e suas ciências relacionadas com a idade de 20 – tendo sido influenciado por artigos na revista ‘al-Manaar’

Ele começou a trabalhar neste campo transcrevendo (o trabalho) monumental “alMughni ‘an-hamlil-Asfaar fil-Asfaar fi tkhrij maa fil-lhya minal-Akhbaar” de al-Haafiz al-Iraaqi, acrescentando notas a ele.

Ele dedicou-se mais no campo de Hadith e as suas várias ciências apesar do desânimo de seu pai. Além disso, os livros que ele precisava não se encontravam na biblioteca de seu pai que era principalmente composta por várias obras de Fiqh Hanafi – e visto que ele não conseguia arcar com as despesas para muitos dos livros que ele necessitava ele pedia-os emprestados da famosa biblioteca em Damasco – “al-Maktabah adth-Dthaahiriyyah” ou por vezes de vendedores de livros.

Ele tornou-se envolvido com a ciência de Hadith à medida que por vezes ele fechava a sua loja e ficava na biblioteca por doze horas – interrompendo o seu trabalho só para a oração – ele nem saía para comer, mas levaria dois lanches leves com ele.

Eventualmente as autoridades da biblioteca concederam-lhe um quarto especial para ele mesmo para o seu estudo e uma chave própria de acesso à biblioteca antes da hora de abertura normal. Muitas vezes, ele permaneceria no seu trabalho de manhã cedo até depois de ‘Ishaa. Durante este tempo ele produziu muitos trabalhos úteis – muitos dos quais ainda estão esperando para serem impressos.

O Shaykh enfrentou muita oposição no seus esforços para promover Tawhid e a Sunnah mas ele lidou com isto com perseverança paciente. Ele foi incentivado por alguns dos nobres Shaykhs de Damasco que o encorajaram a continuar, entre eles Shaykh Bahjatul Bayjaar, Shaykh ‘Abdul-Fattaah –o imam, e Towfiq al-Barzah – rahimahumullaah.

A sua carreira e trabalhos:

Depois de algum tempo ele começou a dar duas aulas semanais com a participação de estudantes de conhecimento e professores universitários – em que ele ensinava vários livros de ‘Aqidah, Fiqh, Usul e ciências de Hadith.

Ele começou também viagens mensais organizadas para Da’wah para as várias cidades da Síria e Jordânia.

Após uma série de seus trabalhos terem aparecido em impressões o Shaykh foi escolhido para ensinar Hadith na nova Universidade em Madinah, Arábia Saudita, por três anos – a partir de 1381 até 1383H onde ele também era um membro do conselho de administração da Universidade.

Depois disto ele voltou para os seus estudos antigos e trabalhou em “al-Maktabah adth-Dthaarhiriyyah” deixando a sua loja nas mãos de um de seus irmãos.

Ele visitou vários países para Da’wah e palestras – entre eles Qatar, Egipto, Kuwait, os Emiratos, Espanha e Inglaterra. Ele foi obrigado a emigrar um número de vezes deslocando-se de Síria para a Jordânia, depois novamente Síria, em seguida Beirute, depois os Emiratos, então depois novamente para ‘Ammaan, Jordânia. As suas obras – principalmente no campo de Hadith e as suas ciências são mais de 100.

Os seus estudantes são muitos e incluíem muitos Shaykhs dos dias actuais, entre eles:

Shaykh Hamdi ‘Abdul-Majid

Shaykh Muhammad ‘Id ‘Abbaasi

Shaykh Muhammad Ibrahim Shaqrah

Shaykh Muqbil ibn Haadi al-Waadi’i

Shaykh ‘Ali Khushshaan

Shaykh Muhammad Jamil Zaynu

Shaykh ‘Abdur-Rahmaan Abdus-Samad

Shaykh ‘Ali Hasan ‘Abdul-Hamid al-Halabi

Shaykh Salim al-Hilaali

A sua morte:

O Shaykh faleceu no Sábado dia 22 de Jumaadaa ath-Thaaniya 1420 A.H. / 2 Outubro 1999 C.E. Ele tinha 87 anos de idade. Que Allah (Subhaanahu wa Ta’aala) tenha Misericórdia sobre a sua alma. aamin.

Recursos e fontes externas:

Inglês: http://www.albani.co.uk/

Árabe: http://www.alalbany.net/

Esta entrada foi publicada em Salaf 1350 - Presente D.H.. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *