A Paciência Do Homem

A Paciência Do Homem

Ibn al-Qayyim escreveu em ‘Uddat as-sabirin wa dhakhirat ash-sakirin: –

* * * * *

…”Se a paciência de um homem é mais forte do que os seus caprichos (ambições, cobiças, impulsos) e desejos, então ele é como um anjo, mas se os seus caprichos e desejos são mais fortes que a sua paciência, então ele é como um demónio. Se o seu desejo por comida, bebida e sexo é mais forte que a sua paciência então ele não é melhor que um animal…”

Qatadah disse: “Allah criou os anjos com raciocínio e sem desejos, animais com desejos e sem raciocínio, e o homem com ambos – raciocínio e desejos.” Portanto se o raciocínio de um homem é mais forte que o seu desejo ele é como um anjo, e se os seus desejos são mais fortes que o seu raciocínio, então ele é como um animal.
 
Um bébé pequeno tem apenas desejo por comida quando precisa dela, e sua paciência é como a paciência dos animais. Até ele chegar a uma idade em que ele saiba diferenciar as coisas, ele não tem escolha. Quando ele se torna mais velho e desenvolve o desejo de brincar, então a sua paciência por escolha ir-se-á desenvolver.
Ele começará a saber o que significa paciência quando o seu desejo sexual se desenvolver. Ao mesmo tempo, o seu poder de raciocínio também se está desenvolvendo, mas entre a idade em que ele consegue distinguir o bem do mal e a idade da puberdade, tudo o que ele pode ver são os seus próprios interesses neste mundo, e o que torna a vida boa e má.
Esta visão limitada permanecerá até ele for guiado por Allah, então ele terá a imagem completa e começa a pensar em ambos os seus interesses nesta vida e na próxima. Ele vai se tornar consciente de onde diferentes ações podem levar, e vai se preparar para uma longa luta com os desejos e inclinações naturais.

* Nota tradutor: Aqui a palavra homem refere-se ao ser humano, e não especificamente ao sexo masculino.

Fonte tradução: Livro em Inglês “Patience and Gratitude – An abridged translation of ‘Uddat as-sabirin wa dhakhirat ash-sakirin”.

Para comprar o livro em Inglês visite: http://www.salafibookstore.com/sbs/new/sbs.cfm?scn=productsdisplay&catID=12&subID=0&prodID=340

Esta entrada foi publicada em Targhib E Tarhib. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *