Quando Foi Construída A Caaba (Ka’bah)

Esta é a história como a grande Caaba foi construída…

Qual de vocês já foi a Meca e viu a Caaba? A Caaba (Ka’bah) está dentro de uma Mesquita chamada Masjid al-Haraam.

Há muitas centenas de anos atrás, a área ao redor da Caaba parecia muito diferente. Ela estava cercada por campo no vale de Meca com montanhas e colinas ao seu redor. A nossa história é sobre como a grande Caaba foi construída. Temos que voltar muito atrás no tempo – de volta para o período do Profeta Ibrahim, ‘alayhis-salaatu was-salaam

O nobre Profeta de Allah, Ibrahim, ‘alayhis-salaatu was-salaam, atingiu a idade madura de 86 anos. Ao longo dos anos, o Profeta Ibrahim, ‘alayhis-salaatu was-salaam, tinha crescido em imaan e certeza. Allah tinha-lhe dado uma compreensão profunda do Islam e a sua submissão a Allah estava completa.

Por muitos anos, o Profeta Ibrahim, ‘alayhis-salaatu was-salaam, ansiava por um filho virtuoso. Uma criança piedosa é uma benção de Allah. Isso porque eles podem ajudar a compartilhar a mensagem do Islam com outros. O Islam é o único caminho para Jannah (o Paraíso).

Então, o Profeta Ibrahim, ‘alayhis-salaatu was-salaam, queria um filho piedoso, um filho paciente, corajoso, e firme em adorar somente Allah, e um filho que pudesse transmitir o Islam para outros depois dele. Sabendo que só Allah dá bênçãos, o Profeta Ibrahim virou-se para Allah em oração.

“Senhor meu! Dadiva-me com um filho, dos íntegros.” [Surah Saafaat 37:100]

Só Allah responde às nossas orações. Certamente, Allah respondeu à du’aa (suplicação) do Profeta. Ele concedeu ao Profeta Ibrahim ‘alayhis-salaatu was-salaam um filho abençoado. O Profeta Isamaa’il nasce. O seu pai encantado assumiu conta do jovem Profeta. Sob o amor e cuidado do seu pai, o jovem Ismaa’il aprendeu muitas coisas maravilhosas. O seu pai ensinou-lhe sobre a grandeza e magnificência  de Allah, sobre a Sua Perfeição e Honra.

Ele aprendeu sobre a Pureza e Divindade de Allah e estabeleceu-se em adorer somente Allah. O jovem Ismaa’il ‘alayhis-salaatul was-salaam recebeu as suas instruções como um Profeta do seu pai. E o seu pai estava sendo dirigido por Allah.

Naquela época, havia muito mal na terra. As pessoas tinham-se esquecido da Grandeza e Perfeição de Allah. Em vez de amar Allah completamente e honrar-Lo com obediência, as mentes das pessoas tinham-se enlouquecido! Elas tinham voltado a sua esperança e devoção  para coisas como pedras e árvores! É difícil de acreditar não é? Mas é verdade!

Portanto, em vez de orarem somente a Allah para proteção, elas viravam-se para as pedras e árvores para fazerem isso! Não sabiam elas que só Allah é que pode dar proteção e bênçãos? Muito Maior e Glorioso é Allah do que as pessoas acreditam sobre Ele! Sim, o povo tinha enlouquecido! Eles estavam longo do caminho para o Paraíso. Eles estavam no caminho para o Fogo do Inferno.

É claro que Allah, o Altíssimo, Vê tudo. Ele viu o que as pessoas estavam a fazer. E Ele quis trazer as pessoas de volta ao caminho para o Paraíso. Como vês, Allah nunca deixa as pessoas no caminho para o Inferno sem enviar um Profeta para avisá-los. Então, juntamente com o envio de avisos, Allah instruiu o Seu Profeta Ibrahim, junto com seu filho Profeta Islamaa’il ‘alayhim-salaatu was-salaam, para construir um lugar de oração muito especial. Seria um lugar para toda a humanidade para estabelecer a adoração de Allah sozinho.

Este lugar especial de adoração era a Caaba. E seria construída na abençoada terra de Meca. Assim, os Profetas de Allaah prepararam-se para esta tarefa. Eles afiraram as suas ferramentas e pegaram nos seus eixos. Mas Meca era uma terra grande. Eles não sabiam por onde começar a construir. Então Allah o Altíssimo enviou um vento calmo para orientá-los. O vento soprava na direção ordenada por Allah. Os Profetas Ibrahim e Ismaa’il seguiram o vento com os seus eixos pegados.

Enquanto o vento continuava a soprar, eles seguiam de perto por trás. Finalmente o vento assentou-se no local exato onde a Caaba era para ser construída. Em seguida, com os seus eixos, eles começaram a cavar. Em seguida, eles trouxeram grandes tijolos (pedras em forma de tijolos). Os grandes tijolos iriam construir as quatro paredes. Enquanto eles colocavam os tijolos eles fizeram uma grande du’aa (suplicação) a Allah:

E lembrai-vos de quando Abraão levantava os alicerceres da Casa, e Ismael também, dizendo: “Senhor nosso! Aceita-a de nós. Por certo, Tu, Tu és O Oniouviente, O Onisciente.”

“Senhor nosso! E faze de ambos de nós moslimes para TI, e faze de nossa descendência uma comunidade moslima para Ti; e ensina-nos nossos cultos e volta-Te para nós, remindo-nos. Por certo, Tu, Tu és O Remissório, O Misericordiador.”

“Senhor nosso! E manda-lhes um Mensageiro, vindo deles, o qual recitará, para eles, Teus versículos e lhes ensinará o Livro e a Sabedoria e os dignificará. Por certo, Tu, Tu és O Todo-Poderoso, O Sábio!” [Surah Al-Baqarah 127-129]

Conforme tijolo após tijolo era colocado, as paredes da Caaba cresciam cada vez mais. As paredes tornaram-se tão altas que o Profeta Ibrahim ‘alayhis-salaatu was-salaam já não conseguia chegar ao topo. Então o jovem Isma’il encontrou uma grande pedra, colocou-a em baixo e Ibrahim pôs-se em cima dela. Agora ele podia completar as paredes. Conforme os tijolos eram cimentados e juntados, a grande Caaba foi construída. Ela tornou-se um símbolo de Tawhid (Unicidade de Allah) para todas as pessoas. Ela permanece hoje em dia como uma lembrança , que ninguém merece adoração a não ser Allah.

Sabias que quando nós oramos, orientamos a direção da Caaba?

Esta é então a história de como a Caaba foi construída. Aprendemos que foi construída para um grande motive. Essa é a mesma razão pela qual Allaah nos criou, para adorar ninguém apenas Ele. Esta é a verdade e nós gostamos da verdade!

E tudo adorado além de Allah é falso. Esse é o mal pior e nós odiamos isso! Allah fez-nos Muçulmanos, Allah diz para nós seguirmos o exemplo do nosso Profeta Ibrahim ‘alayhis-salaatu was-salaam.

Consegues-te lembrar da du’aa (suplicação) feita pelo Profeta Ibrahim na Caaba? Ele pediu a Allah para enviar um mensageiro final. Assim, Allah enviou o Seu ultimo Mensageiro Muhammad sallallaahu ‘alayhi wa salaam.

O nosso Profeta Muhammad sallallaahu ‘alayhi wa sallam caminha também o caminho do Profeta Ibrahim. Este caminho claro é o caminho do Islam. O Islão é um caminho direto para o Paraíso! Eu rogo a Allah para abençoar todos os Seus Profetas e Mensageiros. E por último, todo o louvor perfeito e agradecimentos são para Allah o Senhor de toda a Perfeição e Honra.

Referências: “Stories of the Prophets by Imaam Ibn Katheer chp6, and Tafseer Ibn Katheer Trans Vol’s 1

 
Esta entrada foi publicada em Espaço Infantil. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *