Apertar As Mãos Com Uma Mulher Não-Muçulmana

Pergunta: Qual é o veredicto sobre apertar as mãos com mulheres não-Muçulmanas? No país onde eu vivo, é costume tratar os homens e as mulheres de forma igual em tudo.

Resposta: Não é permitido para um homem apertar as mãos com uma mulher, a não ser que ele seja o seu Mahram (marido ou um parente inúbil – com que não se possa casar). A base deste veredicto é o facto de que a mão do Mensageiro de Allah (paz esteja com ele) nunca tocou na mão de uma mulher (não-Mahram). Foi narrado autenticamente em “Sahih Al-Bukhari”, “Musnad Ahmad”, e na “Sunan” de Al-Tirmidhy e Al-Nisa’y, que o Profeta (paz esteja com ele) disse, “Eu não aperto as mãos às mulheres.” Esta é a orientação do Profeta (paz esteja com ele) que define o melhor exemplo para a sua Ummah (nação baseada em um credo). Allah (Exaltado seja Ele) diz: “Com efeito, há, para vós, no Mensageiro de Allah, belo paradigma, para quem espera em Allah, e no Derradeiro Dia, e se lembra amiúde de Allah.” (Surah Al-‘Ahzab, 33:21)

Os Muçulmanos devem agir de acordo com os ensinamentos que o Profeta (paz esteja com ele) trouxe e Allah ordenou a seguir, dizendo: “E o que o Mensageiro vos conceder, tomai-o; e o de que vos coibir, abstende-vos dele. E temei a Allah. Por certo, Allah é Veemente na punição.” (Surah Al-Hashr, 59:7). Uma das coisas que o Profeta (paz esteja com ele) ensinou foi para não apertar as mãos de mulheres, e o princípio básico a respeito das suas afirmações, ações, e aprovações é que eles constituem o código de leis para a Ummah (nação baseada em um credo) Muçulmana a não ser que haja uma evidência para se afastar deste princípio. Nós não sabemos de tal evidência neste caso. Que Allah nos conceda sucesso! Que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre o nosso Profeta Muhammad, sua Família e seus Companheiros!

O Comité Permanente para Investigação Erudita e Ifta’

Membro: ‘Abdullah ibn Sulayman Ibn Mani’
Membro: ‘Abdullah ibn ‘Abdul-Rahman ibn Ghudayyan
Vice-Presidente: ‘Abdul-Razzaq ‘Afify

Fonte: http://alifta.com/Fatawa/FatawaChapters.aspx?View=Page&PageID=6314&PageNo=1&BookID=7

Esta entrada foi publicada em Maneiras & Etiquetas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *