“Bismillah” Ou “Bismillah ar-Rahman ar-Rahim” ?

Pergunta: É o Tasmiyyah (mencionar o nome de Allah) sobre os alimentos, que uma pessoa diga: “Bismillah” ou que ela diga: “Bismillah ar-Rahman ar-Rahim ‘?

Resposta: A ajuda de Allah é procurada! Se você disser “Bismillaah” é suficiente, e se disser “Bismillah ar-Rahman ar-Rahim” não há problema, porque o Profeta sallAllaahu ‘alayhi wa sallam disse: “Ó rapaz jovem menciona o nome de Allaah” [1], e ele não disse:  “não digas ar-Rahmaan ar Rahim”. Portanto se tu disseres “Bismillah” é suficiente, e se disseres “Bismillah ar-Rahmaan ar-Rahim” isso não é nenhum problema. A shari’ah tem com ela, em muitos dos assuntos uma série de possibilidades para a margem dos assuntos. As pessoas estavam com o Mensageiro de Allah sallAllaahu ‘alayhi wa sallam na despedida da Hajj, alguns deles pronunciavam o Talbiyyah e alguns deles pronunciavam o Takbir, e ele não disse àquele fazendo Taabir ‘não faças Takbir‘, ou para aquele fazendo Talbiyyah ‘não faças Talbiyyah‘. E este caso é expansivo, Ibn ‘Umar que Allah possa estar satisfeito com ele, era das pessoas mais ardentes em seguir a Sunnah , e (mesmo) com isto ele expandiu sobre a Talbiyyah, e ele disse:

لبيك اللهم لبيك، لبيك لا شريك لك لبيك، إن الحمد والنعمة لك والملك لا شريك لك، لبيك و سعديك، والخير في يديك، والرغباء إليك والعمل.

E nenhum de entre os Companheiros o proibiu disso, daquilo que sabemos. Porque o assunto (aqui) é expansivo, excepto para aquele que suplica com uma súplica não pertinente, ou suplica com algo que é Haraam, de modo que é refutado independentemente.

[1] Relatado por al-Bukhaari (n º s 5376, 5377), no Livro de Alimentos e Muslim (no.2022) no Livro de Bebidas.


Por: Shaykh Muhammad Ibn al-Salih al-’Uthaymin
Fonte original:
Liqaa’at al-Baabil-Maftooh, vol.3, p.523.
Traduzido de Árabe por:
Abu Maryam Taariq bin ‘Ali
Fonte de tradução Portuguêsa:
http://www.fatwaislam.com/
Fonte específica: http://www.fatwaislam.com/fis/index.cfm?scn=fd&ID=722

Esta entrada foi publicada em Maneiras & Etiquetas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *