Curso Para Aprender A Oração – Lição Nr. 4: O Desempenho Do Salah

 O Desempenho Do Salah – Com Ilustrações

Por: Shaykh Dr. Saleh as-Saleh

Trabalho traduzido e baseado como publicado no seu site: http://www.understand-islam.net/


1

Intenção (isto é uma determinação feita no coração que se está a realizar um determinado Salah; não é para ser pronunciada).


2

Virar-te para a direcção da Qiblah (A Casa Sagrada em Meca Conhecida como a Qa’bah). Levanta as tuas mãos ao nível dos ombros, ou lóbulos das orelhas, e diz:

ALLAHU AKBAR

(Allaah é o Maior)

Clique —> Escutar som <— Clique

De pé com a cara virada em direcção à Qiblah e fazendo Takbir com a voz alta…


3

Colocar a mão direita sobre a esquerda sobre o peito. Olha para o lugar de prostração sem baixar a cabeça:

Mãos no peito; mão direita sobre a esquerda.


4

Recitar a Invocação de Abertura (du’aa) para o Salah:

[ سبحانَكَ اللهمَ وبِحَمدِكَ تَباركَ اسمُكَ وتَعالَى جَدُّكَ ولا إلَهَ غيرُك ]

Clique —> Escutar som <— Clique

[Subhanaka Allaahumma wa bihamdika tabaarakas muka wa ta’aalaa jadduka wa laa ilaaha ghairuk.]

“Ó Allaah! Livre és Tu de todas as imperfeições e todos os louvores são para Ti. Louvado seja o Seu nome. Elevada seja a Sua Majestade (Glória e Poder). Nada ou ninguém tem o direito de ser adorado além de Ti.”


5

Recitação de Suraat Al-Faatiha (O Capítulo de Abertura do Qur’an): Tem que ser recitado em cada unidade de oração (Rak’ah). Começando com a pronúncia do seguinte com uma voz baixa:

[أعوذُ باللهِ منَ الشَّيطانِ الرَّجيم *** بسم الله الرحمن الرحيم]

Clique —> Escutar som <— Clique

A’oodhu billahi minash-shaitanir-rajim.

[Eu procuro Refúgio em Allaah contra o Shaytan, o rejeitado.]

Bismillaahir-Rahmannir-Rahim

[Em Nome de Allaah, O Mais Clemente, o Mais Misericordioso]

Depois tens que recitar a Faatiha em cada Rak’ah, pausando depois de cada verso (aayah):

Clique —> Escutar som <— Clique

Al-hamdu lillaahi Rabbil-’aalamin.

Louvor a Allah, O Senhor dos mundos.

Ar-Rahmaanir-Rahim.

O Misericordioso, O Misericordiador.

Maaliki yawmid-din.

O Soberano do Dia do Juízo!

Iyyaaka na’budu wa Iyyaaka nasta’in.

Só a Ti adoramos e só a Ti imploramos ajuda.

Ihdinas-siraatal-mustaqim.

Guia-nos à senda reta,

Siraatalladhina an’amta ‘alayhim, ghayril-maghdubi ‘alayhim walad-daallin.

À senda dos que agraciaste; não à dos incursos em Tua ira nem à dos descaminhados.

No fim dizes: Aamin.

– Aqueles que não conseguem recitar a Faatiha podem dizer em vez disso [Subhanah Allah, Al-Hamdulilah, e La Illaah Illallaah, Allaahu Akbar, e laa Hawlah wa Laa Quwata Illaa bil-laah] que significa: “Livre é Allah de cada imperfeição”, “merecendo todos os Louvores” e “não existe verdadeiro Deus além de Allaah”.

Clique —>Escutar som <— Clique


6

Rukoo’ [Inclinação para Baixo]

(I) Levantar as mãos como descrito anteriormente (ver acima) e dizer ALLAAHU AKBAR [Allah é o Maior] indo cedendo a posição.

(II) Em postura de inclinação, colocar as mãos nos joelhos e agarrá-los, com os cotovelos afastados dos teus lados, e as tuas costas direitas e com a cabeça nivelada com as tuas costas (ver abaixo):

Posição de Inclinação no Salah [Rukoo’]

(III) Em posição de Inclinação a pessoa diz:

“سُبحانَ رَبِّيَ العَظيم”

Subhanna Rabbiyal ‘Adhim [3 vezes]

Livre é o meu Rabb [Senhor], O Grande, de todas as imperfeições. [3 vezes]

Clique —> Escutar som <— Clique


7

Em pé, Direito [Qiyaam] depois de Rukoo’:

(I) Levantar da inclinação, levantando as mãos ao nível dos ombros, ou lóbulos das orelhas, dizendo:

سَمِعَ اللهُ لِمَنْ حَمِدَهُ

Sami’Allahu li man hamidah

Allaah ouve aquele que lhE louva.

Clique —> Escutar som <— Clique

(II) Manter-se direito até que todas as partes do corpo estejam em posição e dizer:

رَبَّنَا ولكَ الحَمد

Rabbana walakal-hamd

Ó nosso Rabb [Senhor]! Todos os louvores são para Você.

Clique —> Escutar som <— Clique


8

O Sujood [Prostração & Julus [Sentado]:

(I) Chega (i.e. ajoelha-te) ao chão com as mãos primeiro e depois com os joelhos dizendo ALLAAHU AKBAR [Allah é o Maior], e descansa nas tuas palmas (das mãos) e coloca a tua testa, nariz, joelhos, e pés no chão com a tua barriga distanciada das tuas coxas. Os dedos dos pés devem estar direccionados para a Qiblah. Os teus braços devem estar afastados do chão, como em baixo, dizendo:

“سُبحَانَ رَبِِّيَ الأعْلَى” (3 مرات)

Subhaana Rabiyyal-’Alaa [3 vezes]

“Livre é o meu Rabb, o Mais Altíssimo, de cada imperfeição.”

Clique —> Escutar som <— Clique

Posição de Prostração

(II) Depois levanta a cabeça, enquanto dizes: ALLAAHU AKBAR (por vezes levantando as mãos), senta-te na tua perna esquerda mantendo o teu pé direito na posição vertical com os seus dedos para a Qiblah. Põe as mãos nos teus joelhos (ver abaixo) e súplica dizendo:

“رَبِّي اغفِر لِي”

Rabbigh-fir li

Ó meu Rabb [Senhor]! Perdoe-me.

Clique —>Escutar som <— Clique

Posição sentado.

O pé direito e esquerdo em Iftiraash.

A posição de Iftirash é feita na última Rak’ah das orações de Fajr e Maghrib e em todas as orações Regulares e Opcionais.

(III) Em sequência da posição sentada, levantas-te com uma segunda protração como feito antes. Uma vez feito, completas-te desta maneira uma unidade completa (Rak’ah). Diz Allaahu Akbar e levanta-te para a segunda Rak’ah. Faze-o da mesma maneira como foi feito a primeira, mas sem recitar a Suplicação de Abertura.


9

Sentar-se para Tashahhud [Testificaçao de Fé]:

Primeiro Tashahhud

(I) Depois de concluir a segunda Rak’ah, segue a mesma maneira de sentar como acima. Segura a mão direita fechada com o seu polegar e o dedo médio tocando uns aos outros como em um círculo apontando com o dedo indicador direito à direcção da Qiblah e movendo-o durante a recitação do Tashahhud:

]التَّحِيَّاتُ لِلَّهِ وَالصَّلَوَاتُ وَالطَّيِّبَاتُ السَّلَامُ عَلَى النَّبِيُّ وَرَحْمَةُ اللَّهِ وَبَرَكَاتُهُ السَّلَامُ عَلَيْنَا وَعَلَى عِبَادِ اللَّهِ الصَّالِحِين. أَشْهَدُ أَنْ لا إِلَهَ إِلَّا اللَّهُ وَأَشْهَدُ أَنَّ مُحَمَّدًا عَبْدُهُ وَرَسُولُهُ. [

Clique —> Escutar som <— Clique

Attahiyyaatu lillaahi wassalawaatu wattayyibatu. Assalaamu ‘alayka ayyuhan-Nabiyyi warahmatullaahi wabarakaatuh. Assalaamu ‘alyna wa ‘ala ‘ibaadillaahis saaliheen. Ash-hadu an laa ilaaha illallaah wa ash-hadu anna Muhammadan ‘abduhu wa rasooluh.

Todos os elogios [Allaah é livre de todas as imperfeições, Seu é o Domínio, Magnificência, Infinidade de existência pertence a Ele], orações, e palavras puras, pertencem a Allaah. Que Allah possa conceder ao Profeta segurança de todos os defeitos e imperfeições e manter a sua mensagem segura de todos os males; [que Allaah possa conceder-lhe] misericórdia e honra. Que a segurança e protecção possa nos ser concedida e para todos os servos virtuosos de Allaah. Eu testemunho que ninguém tem o direito de ser adorado excepto Allaah, e eu testemunho que Muhammad é o Seu Servo e Mensageiro.

Tashahhud Completo

(I) No final da última Rak’ah, recitar o primeiro Tashahhud e segui-lo com a seguinte recitação conhecida como As-Salaatul Ibraahimiyyah:

اللَّهُمَّ صَلِّ عَلَى مُحَمَّدٍ وَعَلَى آلِ مُحَمَّدٍ كَمَا صَلَّيْتَ عَلَى إِبْرَاهِيمَ وَعَلَى آلِ إِبْرَاهِيمَ إِنَّكَ حَمِيدٌ مَجِيدٌ. اللَّهُمَّ بَارِكْ عَلَى مُحَمَّدٍ وَعَلَى آلِ مُحَمَّدٍ كَمَا بَارَكْتَ عَلَى إِبْرَاهِيمَ وَعَلَى آلِ إِبْرَاهِيمَ إِنَّكَ حَمِيدٌ مَجِيدٌ

Clique —> Escutar som <— Clique

Allaahumma salli ‘ala Muhammad wa ‘ala aali Muhammad kama sallaita ‘ala IbraahIm wa ‘ala aali Ibraahim innaka Hamidun Majid, wabaarik ‘ala Muhammad wa ‘ala aali Muhamaad kama baarakta ‘ala Ibraahim wa ‘ala aali Ibraahim innaka Hamidun Majid.

Ó Allaah! Louva Muhammad, e sobre a família de Muhammad, como Tu Louvas-te Ibraahim, e a família de Ibraahim; Tu és realmente Digno de Louvores, Cheio de Glória. E envia benções sobre Muhammad, como envias-tE bênçãos sobre Ibraahim, e a família de Ibraahim. Tu és realmente Digno de Louvores, Cheio de Glória.

O que fazer quando se vai para a Rak’ah final em Salah?

Nas orações de tipo de três ou quatro Rak’ah, depois de acabar a segunda Rak’ah e o primeiro Tashahhud, levantas-te e levantas as mãos (como descrito antes) dizendor: ALLAAHU AKBAR. Quando chegares à posição de ficar em pé direito; recitas a Faatiha e vais para as prostrações como feito anterior. Se estiveres orando a oração de três Rak’ah de Maghrib senta-te com o teu corpo descansando sobre a tua coxa esquerda, e a tua perna debaixo da direita, mantendo o pé direito vertical. Esta posição chama-se Tawarruk:

Posição Tawarruk

Para as orações de quatro Rak’ah, levanta-te no final da terceira Rak’ah e entrega a final e quarta Rak’ah. Recita o Tashahhud completo na posição Tawarruk.

Depois da recitação do Tashahhud, podes suplicar Allaah com a seguinte invocação [du’aa]:

اللَّهُمَّ إِنِّي أَعُوذُ بِكَ مِنْ عَذَابِ الْقَبْرِ وَأَعُوذُ بِكَ مِنْ فِتْنَةِ الْمَسِيحِ الدَّجَّالِ وَأَعُوذُ بِكَ مِنْ فِتْنَةِ الْمَحْيَا وَفِتْنَةِ الْمَمَاتِ اللَّهُمَّ إِنِّي أَعُوذُ بِكَ مِنْ الْمَأْثَمِ وَالْمَغْرَمِ

Clique —> Escutar som <— Clique

Allaahumma Inni a’udthu bika min adthabil qabr, wa a’udthu bika min fitnatil-MasIh ad-Dajjal, wa a’udthu bika min fitnatil mahya wal mamat. Allaahumma inni a’udthu bika minal-ma’tham walmaghram.

Ó Allaah! Eu procuro refúgio em Ti do castigo do túmulo e da Fitnah [trilha ou aflição] de Ad-Dajjaal [o falso Messiah], e da Fitnah da vida e Fitnah da morte. Ó Allaah! Eu procuro refúgio em Ti dos pecados e de estar em dívida.

Podes também perguntar a Allaah para agraciar-te com boas coisas para esta vida e na Vida Derradeira.


10

Concluindo o Salah com Taslim:

Depois de recitares o Tashahhud e fazeres suplicações, vira a tua cabeça para a direita e diz:

السَّلامُ عَلَيكُم وَرَحمَةُ اللهِ وبَرَكَاتُه

Clique —> Escutar som <— Clique

Assalaammu ‘alaykum warahmatul-lahi wabarakatuh

Depois vira a cabeça para o lado esquerdo e diz:

السَّلامُ عَلَيكُم وَرَحمَةُ الله

Assalaammu ‘alaykum warahmatul-laah

Clique —> Escutar som <— Clique

Oração concluída.


Condições, Pilares, Actos Obrigatórios, e Sunan do Salah estão detalhados no site www.understand-islam.net, biblioteca áudio.

Por: Shaykh Dr. Saleh as-Saleh
Fonte: http://www.understand-islam.net/

Esta entrada foi publicada em A Oração. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *