Entre O Passado E O Futuro

Ibn al-Qayyim (rahimahullah) disse em “al-Fawaa’id” (p. 515-152) –

A tua vida neste momento presente está entre o passado e o futuro. O que se precedeu pode ser corrigido com tawbah (arrependimento), nadam (lamentação) e istighfaar (procurar o perdão de Allah). Isto é algo que não te irá de cansar, nem irá de causar-te a labutar como o farias com trabalho árduo. Pelo contrário, é uma ação do coração.

Em respeito ao futuro (então ele pode ser corrigido através de) reteres-te de pecados. Este abandono é meramente o deixar de algo e estar à vontade com isso. Isto também não é uma ação dos membros (do corpo), que exige que te esforces e labutes. Pelo contrário, isto é uma determinação e intenção firme do coração – que dará descanso ao teu corpo, coração e pensamentos.

Assim, para aquilo que se precedeu, corrige-lo com arrependimento e em relação ao futuro – então corrige-lo com uma determinação e intenção firme. Nenhuma destas coisas envolve qualquer carência (sofrimento) ou esforço dos membros (do corpo).

Mas depois a tua atenção deve ser dirigida para a tua vida no presente – o tempo entre os dois tempos. Se o desperdiçares, então desperdiças-te a oportunidade de ser dos mais felizes e dos salvos. Se cuidares dele, tendo retificado os dois tempos – o que está antes e depois dele, como já dissemos – então irás de ser bem-sucedido e irás de alcançar descanso, prazer e bem-aventurança eterna. No entanto, cuidar dele é mais difícil do que aquilo que vem antes e depois dele, já que se trata de manter guarda àquilo que é mais digno e benéfico para a tua alma, e aquilo que lhe virá trazer sucesso e bem-estar.

Fonte: Troid.Ca

Esta entrada foi publicada em Targhib E Tarhib. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *