O Comprimento Da Barba Islâmica

Pergunta: Eu solicito à sua Eminência para esclarecer a sentença sobre cortar (rapar/barbear) a barba, ou remover qualquer coisa dela, e qual é  a área legislada da barba?

Resposta: Rapar a barba é proibido, porque é uma desobediência ao Mensageiro de Allah (sallallaahu ‘alayhi wa sallam), porque o Profeta (sallallaahu ‘Alayhi wa sallam) disse: (Deixem) as vossas barbas crescer e encurtem os vossos bigodes [1].

E porque é uma despedida (diferença) da orientação dos Mensageiros para a orientação dos Zaratustras e os politeístas.

A área legislada da barba é como definida pelos estudiosos de linguagem, (ou seja) como aquilo que é cabelo facial, os maxilares e as bochechas, i.e. o cabelo nas bochechas, maxilares e queixo – e tudo isto é a barba. E remover algo dela é um acto de desobediência e também, porque o Mensageiro (sallallaahu ‘alayhi wa sallam) disse: Cresçam as vossas barbas. [2] e: Deixam as vossas barbas… [3] e: Expandam as vossas barbas… [5] – e isto prova que não é permitido remover algo dela, no entanto, actos de desobediência diferem, portanto rapar é pior do que remover (uma) parte dela, porque é uma violação maior e mais clara do que remover (uma) parte dela, porque é uma violação maior e mais clara do que remover (uma) parte dela.

[1] Ahmad 2/52 [2] Ahmad 2/52 [3] Muslim no. 260 [4] Al-Bukhari no. 5892 Muslim no. 259

Shaykh Muhammad bin Saalih al-`Uthaymin
 
Esta entrada foi publicada em Geral (Jurisprudência). Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *