Ponto 2: Da Sunnah É Agarrar-se Ao Jamaa’ah

Imam al-Barbahaari (rahimahullaah) disse:

Da Sunnah é agarrar-se ao Jamaa’ah. [1] Quem seja que deseje outro do que o Jamaa’ah e despede-se dele então ele atirou (para) fora a ligação do Islão (de seu pescoço) e ele é desviado, levando outros ao desvio. [2]

Notas:

1 – ‘Umar (radiAllaahu ‘anhu) reporta que o Profeta (sallallaahu ‘alayhi wa sallam) disse, “Agarrem-se ao Jamaa’ah e tenham cuidado com divisões, pois Shaytaan é encontrado junto com a pessoa solteira mas é mais distante de dois. Quem for que deseja o centro do Paraíso então ele que se agarre ao Jamaa’ah. Aquele, de que quais boas acções o agradam e más acções o fazem sentir mal então ele é um crente.” Reportado por Ahmad (1/18), at-Tirmidhi (No. 2165), al-Haakim (1/114) e foi declarado Shaih por Shaykh al-Albaani em as-Sahihah (No. 1116).
Anas (radiAllaahu’anhu) reporta que o Profeta (sallallaahu ‘alayhi wa sallam) disse, “Certamente as Crianças de Israa’il dividiram-se em setenta e uma seitas e a minha Ummah irá de se dividir em setenta e duas seitas, todas elas estarão no Fogo excepto uma e isso é o Jamaa’ah.” Reportado por Ibn Maajah (No. 3993) e declarado Sahih por Shaykh al-Albaani.

2 – Aludindo o hadith de Ibn ‘Abbaas (radiAllaahu ‘anhummaa), que disse: O Mensageiro de Allah disse, “Aquele que vê algo do seu governador que ele não gosta, ele que seja paciente com ele, pois aquele que se divide para fora do Jamaa’ah pela extensão de uma mão e depois morre, morre uma morte de Jaahiliyyah” e em uma narração, “então ele atirou o vínculo do Islam fora do seu pescoço.” Reportado por al-Bukhaari (Trad. 9/145), Muslim e Ahmad e a outra narração por at-Tirmidhi (No. 2867) e Ahmad (4/130). Referir a Sharh al-‘Aqidat-Tahaawiyyah (379-382), controlado por Shaykh Naasir ud-Din al-Albaani.

Fonte: SPubs.Com
Esta entrada foi publicada em Kitaab Sharh as-Sunnah. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *