Ponto 5: Aderir Ao Entendimento Dos Companheiros

Imam al-Barbahaari (rahimahullaah) disse:

Que Allah tenha misericórida sobre ti. Sabe que a Religião é o que veio de Allah, o Abençoado e o Altíssimo. Não é algo para ser deixado ao intelecto e às opiniões do homem. Conhecimento é o que vem de Allah e o Seu Mensageiro, não sigas portanto algo baseado sobre os teus desejos desviando-te assim da Religião e deixando o Islam. Não haverá desculpa para ti, uma vez que o Mensageiro de Allah explicou a Sunnah à sua Ummah e tornou-a clara para os seus Companheiros e eles são o Jamaa’ah, e eles são o Corpo-Principal (as-Sawaad ul-A’dham), e o Corpo-Principal é a verdade e os seus seguidores. [1]

Portanto aquele que contradiz os Companheiros do Mensageiro de Allah (sallallaahu ‘alayhi wa sallam) em qualquer assunto da Religião, caíu então em incredulidade. [2]


Notas:

1 – Imam Ahmad relata na sua Musnad (4/278) com uma isnaad hassan uma narração de Nu’maan ibn Bashir que Abu Umaamah al-Baahili, radiyallaahu ‘anhu, disse: “Adere ao Corpo-Principal (as-Sawaad – a’dham), então um homem disse, “O que é o Corpo-Principal?” Então Abu Umaamah disse, “Esta Ayah (54) em Surah an-Nur:

“E se voltais as costas, impende a ele (Muhammad), apenas, o de que foi encarregado, e impende a vós o de que fostes encarregados.”

Ibn Mas’ud, radiyallahu ‘anhu, disse, “O Jamaa’ah é o que conforme à verdade, mesmo que estejas sozinho.” Reportado por Ibn ‘Asaakir em Taarikh Dimashq com uma isnaad sahih como indicado pelo Shaykh al-Albaani em al-Mishkaat (1/61).

2 – Allah, o Altíssimo, não avisou somente contra opor o Seu Mensageiro (sallallaahu ‘alayhi wa sallam), mas avisou também contra o seguimento de qualquer outro caminho além daquele dos primeiros Crentes: os Companheiros, radiyallahu ‘anhum, entre os quais o Alcorão foi enviado e aqueles que aprenderam diretamente do Mensageiro (sallallaahu ‘alayhi wa sallam). Allah, o Altíssimo diz:

“E a quem discorda do Mensageiro, após haver-se tornado evidente, para ele, a direita direção, e segue caminho outro que o dos crentes, aandoná-lo-emos no caminho que escolheu e fá-lo-emos entrar na Geena (Inferno). E que vil destino!” [Surah an-Nisaa’ (4): 115]

Aquele que portanto abandona totalmente o caminho deles em vez disso segue o caminho dos demónios, como os extremos Raafidis, Baatinis e os extremos Sufis que adoram outros além de Allah, então ele deixou a religião.

Fonte: SPubs.Com

Esta entrada foi publicada em Kitaab Sharh as-Sunnah. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *