Biografia: Shaykh ‘Abdul-‘Aziz Ibn ‘Abdullaah Ibn ‘Abdur-Rahmaan Ibn Baaz

Shaykh ‘Abdul-‘Aziz Ibn ‘Abdullaah Ibn ‘Abdur-Rahmaan Ibn Baaz

 

O seu nome e origem:

Abu ‘Abdullaah Shaykh ‘Abdul-‘Azeez ibn ‘Abdullaah ibn ‘Abdur-Rahmaan Aal-Baaz nasceu na cidade de Riyadh em Dhul-Hijjah 1330 A.H./1909 C.E.

A sua educação e os seus estudos:

Ele memorizou o Alcorão durante a sua idade tenra e em seguida ele adquiriu conhecimento de muitos dos grandes estudiosos do Reino. Alguns dos seus professores foram Shaykh Muhammad ibn ‘Abdul-Latif Aal-Shaykh, Shaykh Saalih ibn ‘Abdul-‘Aziz Aal-Shaykh e o eminente Shaykh Muhammad ibn Ibraahim Aal-Shaykh que, no seu tempo, era o Mufti da Arábia Saudita. Shaykh Ibn Baaz acompanhou o eminente Shaykh e aprendeu dele por cerca de dez anos. Assim ele ganhou a sua educação religiosa da família de Imaam Muhammad ibn ‘Abdul-Wahhaab.

A sua carreira e trabalhos:

Subsequentemente Shaykh Ibn Baaz foi nomeado para o cargo da Justiça e ele trabalhou catorze anos na judiciária até que ele foi deputado para o ensino da faculdade. Ele permaneceu envolvido no ensino ao longo de nove anos em Riyadh no Colégio Da Lei Islâmica, o Instituto Religioso de Riyadh. Depois ele foi nomeado Vice-Presidente da Universidade Islâmica, al-Madinah; mas pouco tempo depois, ele foi feito Presidente da Universidade com todos os poderes administrativos. Mais tarde ele foi nomeado Presidente da Presidência Geral de Investigação Islâmica, Ifta, Chamada e Propagação, Reino da Arábia Saudita.

Ele ocupou o cargo de Grande Mufti da Arábia Saudita, A Presidência de muitos Comités e Conselhos Islâmicos, sendo os destacados entre estes: Comité de Estudiosos Seniores do Reino, Comité Permanente para Investigação e Islâmica e Fataawa, o Comité Fundador da Liga Muçulmana Mundial, Conselho Supremo Mundial para Mesquitas, Assembleia de Jurisprudência Islâmica Makkah; e o membro do Conselho Supremo da Universidade Islâmica de al-Madinah, e o Comité Supremo para Propagação Islâmica.

A sua morte:

O Shaykh faleceu em quinta-feira 27 Muharram 1420 A.H./1999 C.E. Que Allah (Subhaanahu wa Ta’aala) possa ter Misericórdia sobre a sua alma, aamin.

Recursos e fontes externas:

Esta entrada foi publicada em Salaf 1350 - Presente D.H.. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *