Biografia: Shaykh Dr. Saalih Ibn Fawzaan Ibn ‘Abdullaah Ibn Fawzaan

Shaykh Fawzaan Ibn ‘Abdullah Ibn Fawzaan

O seu nome e origem:

Ele é o nobre Shaykh Dr. Saalih ibn Fawzaan ibn ‘Abdullaah da família Fawzaan do povo/tribo de ash-Shamaasiyyah.

A sua educação e os seus estudos:

Ele nasceu no ano 1354 D.H. / 1933 D.C. O seu pai morreu quando ele ainda era jovem, então ele foi criado pela sua família. Ele aprendeu o Nobre Alcorão, as bases da leitura e escritura com o imam do masjid (mesquita) da cidade, que era um recitador definido. Ele era o nobre Shaykh Hamud ibn Sulaymaan at-Talaal, que se tornou mais tarde um juiz na cidade de Dariyyah (não Dar’iyyah em Riyhaadh) na região de Qasim.

Mais tarde ele estudou na escola governamental quando abriu em ash-Shamaasiyyah no ano 1369 D.H./1948 D.C. Ele completou os seus estudos na escola Faysaliyyah em Buraydah no ano 1371 D.H./1950 D.C. e foi então nomeado como professor infantil. Seguidamente ele juntou-se ao instituto educacional em Buaydah quando abriu no ano 1373 D.H./1952 D.C., e graduou-se a partir de lá no ano 1377 D.H./1956 D.C. Depois ele juntou-se à Faculdade de Shari’ah (na Universidade do Imam Muhammad) em Riyaadh e graduou-se a partir de lá em 1381 D.H./1960 D.C. Desde então ele adquiriu o seu Mestrado (grau académico) em fiqh, e mais tarde um Doutorado da mesma faculdade, também especializado em fiqh.

A sua carreira e trabalhos:

Depois da sua graduação da Faculdade de Shari’ah, ele foi apontado como professor dentro do instituto educacional em Riyaadh, depois foi transferido para dar aulas na Faculdade de Shari’ah. Mais tarde, ele transferiu-se para dar aulas no Departamento para Estudos Altos dentro da Faculdade dos Princípios da Religião (usul ad-din). Depois ele foi transferido para dar aulas no Tribunal Supremo de Justiça, onde ele foi apontado como dirigente. Depois do seu período como dirigente ter acabado ele retornou a dar aulas. Ele foi então apontando como um membro do Comité Permanente para Investigação Islâmica e Fataawa, onde ele continua até ao dia de hoje.

O nobre Shaykh é membro do Conselho de Estudiosos Superiores, e um membro do Comité de Fiqh em Makkah (parte de ar-Raabitah), um membro do Comité da Supervisão dos Chamadores (du’aat) na Hajj, enquanto ele também preside (o seu papel principal) sobre a sua sociedade do Comité Permanente para Investigação Islâmica e Fataawa. Ele é também o imaam, khatib e professor no masjid Príncipe Mut’ib Ibn ‘Abdul-‘Aziz em al-Malzar.

Ele também toma parte em responder questões no programa rádio “Nurun ‘alad-Darb”, o Shaykh também toma parte em contribuir para um número de publicações Islâmicas de Investigação no Conselho para Investigação (Islâmica), Estudos, e Fataawa que são então coleccionadas e publicadas. O nobre Shaykh toma também parte na supervisão de um número de teses no nível de Mestrado e Doutorado.

Ele tem um número de estudantes de conhecimento que frequentam as suas reuniões e lições.

Os seus professores:

Ele próprio estudou sob as mãos de um número de estudiosos e juristas proeminentes, os mais notáveis entre eles eram:

O nobre Shaykh ‘Abdul-‘Aziz ibn Baaz (rahima-hullaah);

O nobre Shaykh ‘Abdullaah ibn Humayd (rahima-hullaah);

O grande Shaykh Muhammad al-Amin ash-Shanqiti (rahima-hullaah);

O nobre Shaykh ‘Abdur-Razzaaq ‘Afifi (rahima-hullaah);

O nobre Shaykh Saalih Ibn ‘Abdur-Rahmaan as-Sukayti;

O nobre Shaykh Saalih Ibn Ibraahim al-Bulayhi;

O nobre Shaykh Muhammad Ibn Subayyal;

O nobre Shaykh ‘Abdullaah Ibn Saalih al-Khulayfi;

O nobre Shaykh Ibraahim Ibn ‘Ubayd al-‘Abd al-Muhsin;

O nobre Shaykh Saalih al-‘Ali an-Naasir;

Ele também estudou sob as mãos de alguns dos estudiosos da Universidade al-Azhar (Egipto) que eram especializados em hadith, tafsir e na língua Árabe.

Ele executou um papel muito importante em chamar para Allah, ensinar, dar fatwas, khutbahs e outras refutações conhecidas.

Os seus livros e obras:

Os seus livros são muitos, no entanto os seguintes são apenas uma mão cheia que incluem Sharh al-Aqidatul Waasitiyyah, al-irshaad ilas-Sahihil-I’tiqaad, al-Mulakhkhas al-Fiqhi, Comida e os Veredictos em respeito Matança e Caça,  que é parte do seu doutoramento. Os seus livros incluem também at-Tahqiqat al-Mardiyyah em herança que é parte do seu Mestrado. Títulos além destes são, Veredictos em relação à Mulher Crente, e uma refutação do livro al-Halaal wal-Haraam de Yusuf Qaradaawi.

Recursos e fontes externas:

Inglês: http://www.fawzan.co.uk/

Árabe: http://www.alfuzan.ws/

Esta entrada foi publicada em Salaf 1350 - Presente D.H.. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *