O Grande Estudioso Ibn al-Qayyim mencionou os numerosos benefícios de usar o siwak (miswak) no seu livro “A Medicina Profética”, e disse que (o siwak) era usado frequentemente pelo Mensageiro de Allah (sallAllaahu ‘alayhi wa sallam) e foi um ato recomendado por ele (sallAllaahu ‘alayhi wa sallam).
“Se não fosse que eu tornasse as coisas difíceis para a minha comunidade, eu tinha-lhes ordenado para usarem o siwak antes de cada (tempo da) oração.” (Bukhari, Jumu’a, 8).
“É um meio de purificar a boca, agradando o Senhor.” (Bukhari, Sawm, 27)
Ibn al-Qayyim disse que o melhor tipo de siwak era feito da madeira da árvore arak (Salvadora pérsica) e madeiras similares, e não deve ser feita a partir de uma árvore desconhecida, pois pode ser venenosa. Ele disse também que a melhor maneira de usar o siwak era humedecido com água de rosas.
O grande estudioso disse que o siwak devia ser usado com moderação, e mencionou alguns dos seus benefícios como:
* Purifica a boca
* Limpa os dentes
* Fortalece as gengivas
* Previne cáries
* Adoça a respiração
* Limpa o cérebro
* Cria o apetite para os alimentos
* Auxilia na digestão dos alimentos
* Fornece energia
O que é o Siwak?
O siwak (ou miswak) é uma escova de dentes natural feita normalmente dos ramos da árvore (salvadora pérsica). Outras árvores com raízes amargas, como a nogueira ou a oliveira podem também ser usadas.
A casca do siwak é castanha clara e as suas superfícies internas são brancas, tem um sabor quente e picante.
O pé da casca da árvore salvadora pérsica, as três usadas usualmente para o siwak, contêm cloretos, flúor, silício, enxofre, Vitamina C e pequenas quantidades de taninos, saponinas, flavonoides e esteroides.
Propriedades de Saúde do Siwak
Um estudo realizado na Arábia Saudita em 2003, comparou o uso do miswak com escovagem dentária ordinária. O estudo encontrou:
“Conclui-se que o miswak é mais eficaz do que a escovagem dos dentes para reduzir placa dentária e gengivite, quando precedido por instruções profissionais na sua aplicação correta. O miswak pareceu ser mais eficaz do que escovar os dentes para remover a placa das ameias (intervalos dos dentes), intensificando a saúde interproximal. [1]
Mais pesquisas da Arábia Saudita descobriram os efeitos positivos do siwak sobre o sistema imunitário. [2]
Pesquisas extensivas foram também dirigidas pelo Dr. Rami Mohammed Diabi sobre os efeitos do miswak sobre a saúde, especialmente os efeitos sobre os fumadores como uma medida curativa e preventiva. [3]
Outro estudo mostrou que o miswak tinha efeitos comparáveis sobre o controle de pragas, quando comparado a chlorhexidine gluconate (CHX), um dos melhores provados reagentes anti-placa. [4][5]
Dicas de uso do Siwak
Um siwak normalmente tem aproximadamente 15 cm de comprimento e menos de 1 cm em diâmetro, o que torna mais fácil lidar com a limpeza da boca.
Antes de usar o siwak, algo da casca de um lado é geralmente retirado e suavizado através de mastigá-lo ligeiramente para separar as fibras.
Se o siwak seca, pode ser amolecido por imersão em água fresca ou água de rosas.
O fim deve ser cortado cada vez que o siwak é usado para garantir higiene.
Referências:
[1] Al-Otaibi M, Al-Harthy M, Soder B, Gustafsson A, Angmar-Mansson B. (2003). “Comparative effect of chewing sticks and toothbrushing on plaque removal and gingival health.”. Oral health Prev Dent 1 (4): 3017.
[2] http://nooran.org/con8/Research/46.pdf (in Arabic)
[3] http://www.quitcliniconline.com
[4] Almas, K. (August 2002). The effect of Salvadora persica extract (miswak) and chlorhexidine gluconate on human dentin: a SEM study. J Contemp Dent Pract. 3 (3): 2735.
[5] Almas, K; Skaug, N; Ahmad, I. (February 2005). An in vitro antimicrobial comparison of miswak extract with commercially available non-alcohol mouthrinses. Int J Dent Hyg. 3 (1): 1824.
Retirado de: http://www.healthymuslim.com/