Ibn al-Qayyim: O Siwak Tem Benefícios Numerosos Para A Higiene Oral

O Grande Estudioso Ibn al-Qayyim mencionou os numerosos benefícios de usar o siwak (miswak) no seu livro “A Medicina Profética”, e disse que (o siwak) era usado frequentemente pelo Mensageiro de Allah (sallAllaahu ‘alayhi wa sallam) e foi um ato recomendado por ele (sallAllaahu ‘alayhi wa sallam).

“Se não fosse que eu tornasse as coisas difíceis para a minha comunidade, eu tinha-lhes ordenado para usarem o siwak antes de cada (tempo da) oração.” (Bukhari, Jumu’a, 8).

“É um meio de purificar a boca, agradando o Senhor.” (Bukhari, Sawm, 27)

Ibn al-Qayyim disse que o melhor tipo de siwak era feito da madeira da árvore arak (Salvadora pérsica) e madeiras similares, e não deve ser feita a partir de uma árvore desconhecida, pois pode ser venenosa. Ele disse também que a melhor maneira de usar o siwak era humedecido com água de rosas.

O grande estudioso disse que o siwak devia ser usado com moderação, e mencionou alguns dos seus benefícios como:

* Purifica a boca
* Limpa os dentes
* Fortalece as gengivas
* Previne cáries
* Adoça a respiração
* Limpa o cérebro
* Cria o apetite para os alimentos
* Auxilia na digestão dos alimentos
* Fornece energia

O que é o Siwak?

O siwak (ou miswak) é uma escova de dentes natural feita normalmente dos ramos da árvore (salvadora pérsica). Outras árvores com raízes amargas, como a nogueira ou a oliveira podem também ser usadas.

A casca do siwak é castanha clara e as suas superfícies internas são brancas, tem um sabor quente e picante.

O pé da casca da árvore salvadora pérsica, as três usadas usualmente para o siwak, contêm cloretos, flúor, silício, enxofre, Vitamina C e pequenas quantidades de taninos, saponinas, flavonoides e esteroides.

Propriedades de Saúde do Siwak

Um estudo realizado na Arábia Saudita em 2003, comparou o uso do miswak com escovagem dentária ordinária. O estudo encontrou:

“Conclui-se que o miswak é mais eficaz do que a escovagem dos dentes para reduzir placa dentária e gengivite, quando precedido por instruções profissionais na sua aplicação correta. O miswak pareceu ser mais eficaz do que escovar os dentes para remover a placa das ameias (intervalos dos dentes), intensificando a saúde interproximal. [1]

Mais pesquisas da Arábia Saudita descobriram os efeitos positivos do siwak sobre o sistema imunitário. [2]

Pesquisas extensivas foram também dirigidas pelo Dr. Rami Mohammed Diabi sobre os efeitos do miswak sobre a saúde, especialmente os efeitos sobre os fumadores como uma medida curativa e preventiva. [3]

Outro estudo mostrou que o miswak tinha efeitos comparáveis sobre o controle de pragas, quando comparado a chlorhexidine gluconate (CHX), um dos melhores provados reagentes anti-placa. [4][5]

Dicas de uso do Siwak

Um siwak normalmente tem aproximadamente 15 cm de comprimento e menos de 1 cm em diâmetro, o que torna mais fácil lidar com a limpeza da boca.

Antes de usar o siwak, algo da casca de um lado é geralmente retirado e suavizado através de mastigá-lo ligeiramente para separar as fibras.

Se o siwak seca, pode ser amolecido por imersão em água fresca ou água de rosas.

O fim deve ser cortado cada vez que o siwak é usado para garantir higiene.

Referências:

[1] Al-Otaibi M, Al-Harthy M, Soder B, Gustafsson A, Angmar-Mansson B. (2003). “Comparative effect of chewing sticks and toothbrushing on plaque removal and gingival health.”. Oral health Prev Dent 1 (4): 3017.

[2] http://nooran.org/con8/Research/46.pdf (in Arabic)

[3] http://www.quitcliniconline.com/Researches/SP-R/index.htm

[4] Almas, K. (August 2002). The effect of Salvadora persica extract (miswak) and chlorhexidine gluconate on human dentin: a SEM study. J Contemp Dent Pract. 3 (3): 2735.

[5] Almas, K; Skaug, N; Ahmad, I. (February 2005). An in vitro antimicrobial comparison of miswak extract with commercially available non-alcohol mouthrinses. Int J Dent Hyg. 3 (1): 1824.

Retirado de: http://www.healthymuslim.com/

Leia também: Sobre usar o siwak durante o sermão de sexta-feira (Al-Islam.Ws) E: Uso do siwak logo antes de fazer o wudu’ (Al-Islam.Ws)

Esta entrada foi publicada em Muçulmano Saudável. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *